O CONSUMO CONSCIENTE: DIRETRIZES PARA PRÁTICAS EMPRESARIAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:20055676522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2-
Autor(es): dc.contributorGomes Júnior, Silvio Figueiredo-
Autor(es): dc.contributorCPF:01751524701-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791625Z0-
Autor(es): dc.contributorMeirino, Marcelo Jasmim-
Autor(es): dc.contributorCPF:84596852122-
Autor(es): dc.creatorAlves, Sebastião Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20517-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761043-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to investigate and introduce the sustainable practices that companies are promoting to their workforce in order to make you aware and achieve a reduction in waste and therefore of the costs caused by them. To achieve this goal, a content analysis method was used , based on a bibliographical qualitative research , through the reading and analysis of scientific texts related to social responsibility, sustainability and ethical consumerism , in other words an exploration of secondary sources in order to develop the study. A literature review was conducted to discuss the reality of social responsibility, sustainable development and business practices associated with the concepts of ethical consumerism towards the workforce. The research methodology was qualitative, exploratory and based on secondary data. These Secondary data were extracted from scientific articles, which bring cases of companies considered socially and environmentally responsible which practice and preach ethical consumerism with its workforce. The results are presented in a list of guidelines: indicate the organizational social responsibility, applied internally as ethical consumerism program. The list consists of general and specific guidelines, in form of recommendations identified in the cases of the analyzed business practices.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar e apresentar as práticas sustentáveis que empresas estão promovendo para o seu público interno, a fim de conscientizá-lo e conseguir uma redução nos desperdícios e consequentemente nos custos causados por estes. Para conseguir atingir esse objetivo, foi utilizado o método de análise de conteúdo, realizando pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, por meio da leitura e análise de textos científicos ligados ao tema da responsabilidade social, consumo consciente e sustentabilidade, ou seja, exploração de fontes secundárias para concretização do estudo. Realizou-se uma revisão da literatura, para discutir a realidade da responsabilidade social, do desenvolvimento sustentável e das práticas empresariais associadas aos conceitos do consumo consciente, voltadas para o público interno. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo, exploratório e baseado em dados secundários. Os dados secundários foram extraídos de artigos científicos, que trazem casos de empresas consideradas socioambientalmente responsáveis e que praticaram o consumo consciente com seu público interno. Os resultados alcançados são apresentados em uma lista de diretrizes: indicam a responsabilidade social organizacional, aplicada internamente como programa de consumo consciente. A lista é composta por diretrizes gerais e específicas, as quais se configuram em recomendações oriundas dos casos identificados de práticas empresariais analisados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade Social-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento Sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo Consciente-
Palavras-chave: dc.subjectRedução de Custo-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitividade Organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable Development-
Palavras-chave: dc.subjectConscious Consumption-
Palavras-chave: dc.subjectCost Reduction-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational Competitiveness-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleO CONSUMO CONSCIENTE: DIRETRIZES PARA PRÁTICAS EMPRESARIAIS-
Título: dc.titleTHE ETHICAL CONSUMERISM: GUIDELINES FOR BUSINESS PRACTICES-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.