A proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do RIo de Janeiro do início do século XXI : uma orquestra discursiva de vozes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecilia Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorCPF:29862523700-
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Edith Ione dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:11231231222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0-
Autor(es): dc.contributorZaccur, Edwiges Guiomar dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:64029336787-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4727346J6-
Autor(es): dc.contributorMarinho, Marildes-
Autor(es): dc.contributorCPF:45120988022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5473413841465155-
Autor(es): dc.creatorSilva, Vanessa Souza da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:58:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:58:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18200-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761027-
Descrição: dc.descriptionThe present project of research aims at investigating how the official speech of Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro about the teaching of Portuguese Language at state public schools is organized. It also aims at understanding how the discursive voice which articulate this discourse, considering that the teacher is a privileged reader. To do so, the curricular proposal for the teaching of the Portuguese Language, produced in the document of Curricular Reorientation given to schools in 2006, is taken as object of analysis, including the Didactic Materials elaborated by the teachers. In this proposal, the discourse of the official document concerning the valued conception of language and the teaching of language is object of analysis, taking into account its end, that is, the reader. This study takes as methodological strategy the documental analysis, using the sociohistorical approach in the qualitative research of bathkinian inspiration. The theoretical basis that supports this research is Mikhail Bakhtin s theory of enunciation. According to the author, it is assumed that the language is essencially dialogical, that discourses are characterized by the diversity of voices and that the Curricular Reorientation is a discursive genre.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionO presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar como se organiza o discurso oficial da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro para o ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas do Estado. Almeja também compreender como se articulam as vozes discursivas que organizam esse discurso, considerando que o professor é leitor privilegiado. Para tanto, toma-se como objeto de análise a proposta curricular para o ensino de Língua Portuguesa, produzida no documento de Reorientação Curricular entregue às escolas em 2006, incluindo os Materiais Didáticos elaborados pelos professores. Nessa proposta, é objeto de análise o discurso do documento oficial no que tange à concepção de linguagem priorizada e ao objetivo do ensino da língua, tendo em vista o seu direcionamento, ou seja, seu leitor. Esta pesquisa toma como estratégia metodológica a análise documental, utilizando a abordagem sócio-histórica na pesquisa qualitativa de inspiração bakhtiniana. A base teórica que sustenta, principalmente, esta pesquisa é a teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin. A partir do autor, assumo os pressupostos de que a linguagem é essencialmente dialógica, de que os discursos são caracterizados pela diversidade de vozes e o de que a Reorientação Curricular é um gênero discursivo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectProposta curricular-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectConcepção dialógica de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular proposal-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse-
Palavras-chave: dc.subjectDialogical conception of language-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do RIo de Janeiro do início do século XXI : uma orquestra discursiva de vozes-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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