Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marise Basso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9955355880865022 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Mariana Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5813804226839410 | - |
Autor(es): dc.contributor | Spiegel, Carolina Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2696208823075136 | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5938392928150882 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9345272442105848 | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Isabela Esteves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31826 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761011 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho problematiza a Reforma do Ensino Médio estabelecida pela lei 13.415/17, que alterou instrumentos legais como a lei 9.394/1996 ou LDB, a qual estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de instituir a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Assim, considerando que essa reforma pretende mudar o Ensino Médio de todo o país, desejou-se escutar os principais atores afetados pelas mudanças, os/as docentes e discentes da Educação Básica. Para isso, foram realizadas entrevistas que se aproximaram das narrativas autobiográficas com duas professoras de Biologia ativas em escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, além de uma roda de conversa com estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma das instituições. Essa pesquisa buscou promover visibilidade sobre as complexidades, tensões e desafios produzidos a partir de uma reforma curricular, através dos depoimentos das professoras e estudantes da última etapa da Educação Básica. Os resultados apontam insatisfação de ambas as partes ouvidas, além de informações que sugerem que a reforma fere o direito constitucional de acesso à educação, ampliando as diferenças socioeducacionais entre estudantes da rede pública e privada, bem como desvaloriza o trabalho e os saberes docentes. | - |
Descrição: dc.description | This paper discusses the High School Reform established by Law 13.415/17, which amended legal instruments such as Law 9.394/1996 or LDB, which establishes the Guidelines and Bases of National Education, as well as institutes the Policy to Encourage the Implementation of Full-Time High Schools. Considering that this reform aims to change High School throughout the country, we wanted to listen to the main players affected by the changes, the teachers and students of Basic Education. In order to do this, we carried out interviews that were close to autobiographical narratives with two Biology teachers working in state schools in Rio de Janeiro, as well as a round table discussion with students in the second year of high school at one of the institutions. This research sought to provide visibility into the complexities, tensions and challenges produced by a curriculum reform, through the testimonies of teachers and students at the last stage of Basic Education. The results point to dissatisfaction on both sides, as well as information suggesting that the reform violates the constitutional right of access to education, widening the socio-educational differences between public and private school students, and devaluing teachers' work and knowledge. | - |
Descrição: dc.description | 57 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrevista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roda de conversa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de Ciências biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante do ensino secundário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum reform | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interview | - |
Palavras-chave: dc.subject | Round table discussion | - |
Título: dc.title | A reforma do Ensino Médio narrada por docentes e discentes da Educação Básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: