Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Simone Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Trotta, Felipe | - |
Autor(es): dc.contributor | Marchi, Leonardo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Janotti, Jeder | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4144034424906021 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rômulo Vieira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15258 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761009 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo reflete sobre as reconfigurações do RAP brasileiro a partir da cultura digital. Após três décadas da sua fundação, o gênero musical passa a consolidar novos traços, circular em novos espaços e demonstrar números expressivos de audiência. Com base na discussão sobre oito vídeos de alta visibilidade, busca-se mapear aqui quais são os atores e as reconfigurações que influem no gênero musical em tempos de cultura digital. Argumenta-se que as batalhas de rimas são os principais espaços de sociabilidade do RAP brasileiro nas décadas de 2000 e 2010 e que o YouTube é a plataforma central pelo qual esses eventos circulam e são consumidos. Neste sentido, compreendendo o RAP como uma rede sociotécnica (LATOUR, 2012), em que tanto atores humanos quanto objetos técnicos agenciam a construção da cena musical (PEREIRA DE SÁ, 2013), parte-se dos estudos de gênero musical em perspectiva comunicacional (JANOTTIJUNIOR; PEREIRA DE SÁ, 2018) para verificar quais são os resultados da associação das batalhas de rimas ao YouTube para o RAP brasileiro. A pesquisa é dividida em três capítulos: o primeiro, sobre as balizas formativas do RAP a partir da noção de gênero musical; o segundo, sobre os efeitos da associação das batalhas de rimas ao YouTube para a cena do RAP brasileiro; e o terceiro, sobre a emergência de duas novas modalidades de RAP, as batalhas de YouTube e os cyphers, como produtos dessa associação. O estudo evidencia que a cultura digital produz deslocamentos das performances e das socioespacialidades do RAP brasileiro, criando uma nova rede de circulação por meio do YouTube e tensionando a noção de RAP Freestyle como ela é estabelecida até então no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This study reflects on the reconfigurations of the Brazilian RAP from the digital culture. Three decades after its foundation, the musical genre started to consolidate new traces, circulate in new spaces and demonstrate expressive numbers of audience. Based on the discussion about eight high-visibility videos, we seek to map the actors and the reconfigurations that influence the musical genre in times of digital culture. It is argued that rhyme battles are the main spaces for sociability of the Brazilian RAP in the 2000s and 2010s and that YouTube is the central platform through which these events circulate and are consumed. Thereby, understanding RAP as a sociotechnical network (LATOUR, 2012), in which both human actors and technical objects manage the construction of the music scene (PEREIRA DE SÁ, 2013), we start from studies of musical genre in a communicational perspective ( JANOTTIJUNIOR; PEREIRA DE SÁ, 2018) to verify the results of the association of the rhyme battles to YouTube for the Brazilian RAP. The research is divided into three chapters: the first one, on the formative fundamentals of RAP from the notion of musical genre; the second, on the effects of the association of the rhyme battles to YouTube for the Brazilian RAP scene; and the third, on the emergence of two new modalities of RAP, the battles of YouTube and cyphers, as products of this association. The study shows that digital culture produces displacements in the performances and socio-spatialities of Brazilian RAP, creating a new circulation network through YouTube and tensioning the notion of RAP Freestyle as it was established in Brazil until then. | - |
Descrição: dc.description | 138f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hip-hop | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Batalhas de rimas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Batalhas de youtube | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyphers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hip-hop (Cultura popular) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube (Recurso eletrônico) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rima | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hip-hop | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian rap | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rhyme battles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youtube battles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyphers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital culture | - |
Título: dc.title | Flows & Views: batalhas de rimas, batalhas de YouTube, cyphers e o RAP brasileiro na cultura digital | - |
Título: dc.title | Flows & Views: rhyme battles, YouTube battles, cyphers and the brazilian RAP in the digital culture | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: