Compreendendo a relação entre usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso sobre melhorias de acessibilidade na interface da Globoplay

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNarcizo, Ramon Baptista-
Autor(es): dc.contributorSouza, Dalton Garcia Borges de-
Autor(es): dc.contributorMarques, Eduardo-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Julia Gomide Peixoto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32417-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760993-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem o objetivo de analisar e apresentar através do estudo de caso de um projeto de UX Design com foco em acessibilidade digital e design inclusivo a relação entre acessibilidade e usabilidade na interface da Globoplay, bem como relatar as limitações, aprendizados, boas práticas e conclusões tiradas do projeto. A experiência do usuário têm sido utilizada amplamente pelas empresa como um diferencial, uma vantagem competitiva frente aos concorrentes, atrai mais clientes, fideliza e impulsiona a confiabilidade do produto ou serviço. No mercado de streaming, com o constante surgimento de novos concorrentes, uma boa experiência do usuário é crucial para atrair, fidelizar e manter clientes. Para isso, é importante que a interface seja usável, compreensível, intuitiva, simples, útil, acessível, eficiente e proporciona satisfação de uso aos usuários. Neste contexto, para o lançamento de um novo título original com foco em inclusão e personagens deficientes visuais, a Globoplay viu a necessidade de adequar sua interface e torná-la acessível para todos os tipos de usuários, expandindo seu público-alvo, implementando um design mais inclusivo e melhorando a experiência de uso do produto. Este estudo de caso está dividido em três partes: A primeira consiste em uma etapa de análise inicial da interface, onde são levantados quais e quantos problemas de acessibilidade a interface apresenta, em que partes do produto e de que natureza, através de Análises Heurísticas e Testes de Usabilidade com usuários do produto. A segunda consiste de fato no desenvolvimento da solução para os problemas encontrados, priorizando os tipos que mais afetam a experiência do usuário, e que representam também a maior parte dos problemas identificados, e por fim, a terceira parte consiste em uma nova avaliação da interface, realizada em comparação com os primeiros resultados, que apresentou uma redução de 70% dos problemas totais encontrados e uma redução de 81,3% dos problemas de tipos prioritários. O projeto forneceu evidências para afirmar uma relação positiva entre a acessibilidade e a usabilidade, compreendendo uma relação complementar que tem potencial de melhorar a experiência do usuário-
Descrição: dc.description116 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectUsabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectUX Design-
Palavras-chave: dc.subjectWCAG-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produto-
Palavras-chave: dc.subjectAccessibility-
Palavras-chave: dc.subjectUsability-
Palavras-chave: dc.subjectUX Design-
Palavras-chave: dc.subjectWCAG-
Palavras-chave: dc.subjectProduct engineering-
Título: dc.titleCompreendendo a relação entre usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso sobre melhorias de acessibilidade na interface da Globoplay-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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