Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges, Márcia Narcizo | - |
Autor(es): dc.contributor | Chacon, Eluzir Pedrazzi | - |
Autor(es): dc.contributor | Farias, Florence Moellmann Cordeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Alonso, Mairon Oslay Cortes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6486 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760987 | - |
Descrição: dc.description | O papel do professor em sala de aula é compreendido quando se entende a relação entre educação e cidadania. O educar pela pesquisa surge justamente para contemplar tanto a formação desse professor quanto para a formação dos alunos do ensino básico. Com base nessa proposta, este trabalho teve como objetivo principal a aplicação de uma atividade para discussão, reflexão e entendimento da pesquisa enquanto prática educacional diária para um grupo de professores em formação inicial participantes do PIBID (Programa institucional de bolsa de iniciação à docência) Química da Universidade Federal Fluminense. Primeiramente foram elaboradas perguntas em um questionário aberto on-line e foram recolhidos planos e materiais de aula para o levantamento dos conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa. Após a análise textual discursiva dessa etapa, foi pensada e aplicada uma atividade-aula que buscou trabalhar e discutir a pesquisa como uma metodologia formativa de ensino visando desenvolver a capacidade crítica e intervencionista dos futuros alunos. Pelo questionário ficou evidente o caráter construtivista dos futuros professores e ao mesmo tempo o desconhecimento da pesquisa como metodologia de ensino. Os documentos apontaram para uma discrepância entre o que foi respondido no questionário e o que eles aplicam em suas aulas. A atividade-aula enfatizou o desconhecimento da pesquisa como prática de ensino, mas conseguiu mostrar o educar pela pesquisa como uma nova possibilidade de educação formativa e construtivista. Confirmou-se uma relação estreita entre aprendizagem e pesquisa e a eminente necessidade de se trabalhar o conceito de pesquisa em educação na formação de professores | - |
Descrição: dc.description | The teacher’s role in the classroom is understood when it looks to the relation between education and citizenship. Educate by research arises precisely to contemplate both the teacher and students training. Based on this proposal, this work had as main objective the application of an activity for discussion, reflection and understanding of the research as a daily educational practice for a group of teachers in formation of PIBID Chemistry of Federal Fluminense University. First, questions were asked in an open online questionnaire, and lesson plans and materials were collected to survey their previous knowledge. After the discursive textual proposal of this stage, it was thought and applied a class-activity that sought to work and discuss the research as a formative teaching methodology aimed at developing the critical and interventionist capacity of the future students. Through the questionnaire the constructivist character of the future teachers was evident and at the same time the ignorance of the research as teaching methodology. The files pointed to a discrepancy between what was answered in the questionnaire and what they applied in their classes. The class-activity emphasized the lack of knowledge of research as a teaching practice, but managed to show educating by research as a new possibility of formative and constructivist education. There was a close relationship between learning and research and the imminent need to work on the concept of research in education in teacher training | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educar pela pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educate by research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Título: dc.title | Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: