Análise da implantação do lean six sigma em uma empresa do setor de serviços de energia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta Filho, Américo Ramos-
Autor(es): dc.contributorLeão, Maurício de Souza-
Autor(es): dc.contributorAbreu, José Carlos-
Autor(es): dc.contributorVaz, Pedro Henrique Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorSousa, Antonio Wallace Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8494-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760985-
Descrição: dc.descriptionEm um recente cenário de crises econômicas, as organizações têm buscado ferramentas e metodologias que as façam ser mais produtivas e, ao mesmo tempo, tenham custos reduzidos em suas operações. Nesse contexto, encontra-se a filosofia Lean e a metodologia Six Sigma. O Lean nasceu e foi desenvolvida pela Toyota com o intuito principal de identificar e eliminar desperdícios e o Six Sigma foi desenvolvido pela Motorola com o intuito de melhorar a qualidade de seus produtos através da redução da variação. Ao longo dos anos, essas metodologias têm sido adaptadas em outros segmentos além da produção, como por exemplo, no Setor de Serviços, que hoje representa mais de 70% do PIB nacional. Dessa forma, o presente trabalho busca analisar como ocorreu a implantação da filosofia Lean e da metodologia Six Sigma em uma atividade de atendimento de forma não presencial, de uma empresa de serviços de energia, situada no Rio de Janeiro. Inicialmente serão apresentados, com base em pesquisa bibliográfica, os conceitos e ferramentas do Lean, Six Sigma e Serviços. Em seguida por meio de Estudo de Caso será analisada sua implantação em uma empresa de Serviços-
Descrição: dc.descriptionDue to the recent economic crisis scenario, companies have been looking for tools and methodologies to make them more productive and, at the same time, diminish the cost of their operations. In this context, the Lean philosophy and the Six Sigma methodology are found. The Lean culture was born and developed by Toyota intending to identify and eliminate waste, whereas the Six Sigma was developed by Motorola aiming at improving their products through variation reduction. Throughout the years, these methodologies have been adapted by other market fields, such as the service industry, which stands for more than 70% of the Brazilian Gross Domestic Product. With that being said, this paper aims to analyze the implementation of the Lean philosophy and Six Sigma methodology in a non-presence customer service activity of an energy company located in Rio de Janeiro. First, the concepts and tools of Lean, Six Sigma and Services will be presented based on bibliographic research. Then, through a case study, its implementation will be analyzed in a company of Services-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLean-
Palavras-chave: dc.subjectServiços-
Palavras-chave: dc.subjectSix Sigma-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectService-
Título: dc.titleAnálise da implantação do lean six sigma em uma empresa do setor de serviços de energia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.