Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Renata de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rosana | - |
Autor(es): dc.contributor | Petry, Hélène | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Bárbara Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9889 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760954 | - |
Descrição: dc.description | A escrita desta monografia tem como objetivo refletir criticamente sobre juventudes, condição juvenil, escola e o trabalho docente da sociologia na educação básica. A pesquisa tem como ponto de partida as narrativas dos estudantes e professores sobre as ocupações estudantis de duas escolas da cidade de Niterói acontecidas no ano de 2016. Ao ultrapassar estereótipos formados sobre os jovens brasileiros dentro das escolas, busca-se, nesta monografia, compreender as ocupações estudantis como exemplo da tomada do espaço escolar. Argumenta-se que a temática juvenil deve ocupar o centro do debate sobre educação no ensino médio, uma vez que os jovens estudantes são protagonistas e sujeitos atuantes e transformadores dos processos educacionais. O papel ativo dos jovens nas mudanças do espaço escolar e a sua relação com o corpo docente interferem diretamente nos processos educacionais | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to reflect critically on youth status, school and the teaching work, focusing on sociology at high school. The research presents some students and teachers narratives about the students occupation in the city of Niterói-Brasil. In this way, it looks at the student occupations as an example of their protagonism on the school, presenting the high school young student as an active agent of the educational processes. This choice reflects the urgent need to overcome stereotypes about young people. And it aims to bring the youth to the central debate about education, and to reflect about how the young people can change the school and interfere in the educational processes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Condição juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupacão do território | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth status | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupation | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology | - |
Título: dc.title | "Ocupa tudo": reflexões sobre a escola a partir das ocupações secundaristas realizadas na cidade de Niterói no ano de 2016 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: