Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Fernando de Araújo-
Autor(es): dc.contributorSepulveda, José Antonio Miranda-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Rafael Nunes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32297-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760949-
Descrição: dc.descriptionO seguinte trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que abrange algumas das obras mais relevantes de Anísio Teixeira e Paulo Freire produzidas nas décadas de 1930 e 1960. Além disso, utilizou-se o trabalho de Sérgio C. Fonseca como fonte secundária para uma melhor contextualização das obras dos autores. Por meio de uma análise comparativa, buscou-se evidenciar a relação dos diagnósticos sociais elaborados por Anísio e Freire com suas propostas educacionais, a fim de identificar as convergências e divergências dos autores em relação às preocupações sociais abordadas por suas ideias educacionais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é caracterizar as questões levantadas pelos autores que continuam relevantes na atualidade. O estudo reafirmou que os autores convergem em relação à importância da educação para a construção de uma sociedade democrática. No entanto, eles diferem na maneira como suas propostas educacionais visam atingir esse objetivo, bem como nas dimensões priorizadas em um processo de democratização. Enquanto Paulo Freire enfoca principalmente a dimensão cultural, Anísio Teixeira dá ênfase à dimensão institucional.-
Descrição: dc.descriptionThe following work was developed based on a bibliographic research that encompasses some of the most relevant works by Anísio Teixeira and Paulo Freire produced in the 1930s and 1960s. Additionally, Sérgio C. Fonseca's work was used as a secondary source to provide a better contextualization of the authors' works. Through a comparative analysis, we sought to highlight the relationship between the social diagnoses developed by Anísio and Freire and their educational proposals, in order to identify the convergences and divergences of the authors regarding the social concerns addressed by their educational ideas. Thus, the aim of this work is to characterize the issues raised by the authors that remain relevant in the present day. The study reaffirmed that the authors converge in terms of the importance of education for the construction of a democratic society. However, they differ in how their educational proposals aim to achieve this objective, as well as in the dimensions prioritized in a process of democratization. While Paulo Freire primarily focuses on the cultural dimension, Anísio Teixeira emphasizes the institutional dimension.-
Descrição: dc.description54 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnísio Teixeira-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade democrática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação democrática-
Palavras-chave: dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997-
Palavras-chave: dc.subjectTeixeira, Anísio, 1900-1971-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectAnísio Texeira-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratic society-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratic education-
Título: dc.titleEducação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.