Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rubén Alvarez, Gonzalo | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marielle Barros de | - |
Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Wilson, Luiz Souza Lobo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31931 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760948 | - |
Descrição: dc.description | O mundo contemporâneo é permeado por diversos avanços tecnológicos de informação e comunicação, no qual as competências digitais são essenciais para o uso seguro e objetivo dos recursos e plataformas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Analisa as competências digitais dos alunos do curso de graduação em Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense no uso dos ambientes virtuais de aprendizagem. Emprega uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, em uma população constituída por 457 alunos matriculados. Perpassa assuntos relacionados com o ensino remoto e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no Ensino Superior. A partir da opinião de 68 alunos (14,87%), de modo geral, os resultados evidenciam o perfil de um público jovem, que cursa a sua primeira graduação, usa dispositivos tecnológicos versáteis e acessa os ambientes virtuais de aprendizagem por meio de conexões de Internet sem fio. Com relação ao contexto de uso, os respondentes possuem um nível considerável de experiência no uso dos ambientes virtuais de aprendizagem, como consequência do maior tempo de uso das plataformas digitais, principalmente a partir da instauração do ensino remoto por causa da pandemia de COVID-19. No entanto, a falta de capacitações e de treinamentos manifestada pelos alunos respondentes impede o desenvolvimento de habilidades e competências digitais para o uso adequado dos ambientes virtuais de aprendizagem. Conclui que, com apoio de entrevistas e avaliações de usabilidade das plataformas digitais, o aprimoramento das pesquisas sobre competências digitais no Ensino Superior é necessário, ao trazer benefícios para um campo temático que está em expansão. | - |
Descrição: dc.description | The contemporary world is permeated by several technological advances in information and communication, in which digital skills are essential for the safe and objective use of resources and platforms to support the teaching-learning process. It analyzes the digital skills of undergraduate students in Librarianship and Documentation at Universidade Federal Fluminense in the use of virtual learning environments. It employs an exploratory and descriptive research, with a qualitative and quantitative approach, in a population constituted by 457 enrolled students. Furthermore, it covers issues related to remote learning and the use of virtual learning environments in Higher Education. From the opinion of 68 students (14.87%), in general, the results show the profile of a young audience, who are studying their first graduation, use versatile technological devices and access virtual learning environments through connections of wireless Internet. Regarding the context of use, respondents have a considerable level of experience in the use of virtual learning environments, as a result of the longer time of use of digital platforms, mainly since the establishment of remote teaching due to the COVID-19 pandemic. However, the lack of skills and training manifested by the respondent students prevents the development of digital skills and competences for the proper use of virtual learning environments. It concludes that, with the support of interviewsand usability assessments, the improvement of research on digital skills in Higher Education is necessary, as it brings benefits to a thematic field that is expanding | - |
Descrição: dc.description | 120 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual learning environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remote learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and communication technology | - |
Título: dc.title | Competências digitais no uso dos ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo exploratório a partir da opinião dos alunos do curso de Graduação em Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: