Para além da estratégia: o hard e o soft power dentro das relações empresariais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Marcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorDias, Sabrina de Oliveira Moura-
Autor(es): dc.contributorConejero, Marco Antonio-
Autor(es): dc.creatorGomes, Daniely da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7604-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760945-
Descrição: dc.descriptionDentro da geopolítica, poder pode ser definido de duas formas: o hard power (tangível; por ameaçar e induzir) e soft power (intangível; por atrair ou cooptar). Mas, mais do que isso, não apenas se pode perceber a presença de relações de poder entre países e povos, mas entre os diversos outros agentes que compõem a sociedade: não só àqueles envolvidos no cenário político, mas em todas as outras esferas (social, econômica, mercadológica). Dentro disso, esse estudo se propõe a estabelecer um paralelo entre as esferas de poder estudadas nas relações internacionais com o ambiente empresarial, utilizando o caso do acidente em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015, para verificar a viabilidade da transposição de ambos os conceitos. Após pesquisa bibliográfica, foi-se possível construir um método que expressasse o que seria o soft power e o hard power para o ambiente das organizações. Concluiu-se, a partir de uma pesquisa qualitativa e interpretativa, utilizando-se de dados secundários, na Análise Crítica do Discurso realizada, que assim como nas relações políticas, a exercício do poder no meio empresarial vai além da construção de uma reputação favorável à opinião pública, ou do possuir de instrumentos táteis que possam ser usados para executá-lo, mas de ações que sejam consistentes com a postura projetada. Percebendo-se, assim, a fragilidade da expectativa de poder, caso não haja sintonia entre o discurso e a realidade-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise crítica do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectRelação de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectHard power-
Palavras-chave: dc.subjectSoft power-
Título: dc.titlePara além da estratégia: o hard e o soft power dentro das relações empresariais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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