Entre o documental e o estético : a fotografia de guerra de Robert Doisneau

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Silvia Maria de-
Autor(es): dc.contributorCerdera, Fábio Pereira-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e-
Autor(es): dc.contributorGomes, Regina Souza-
Autor(es): dc.contributorSilva, Silmara Cristina Dela da-
Autor(es): dc.contributorMancini, Renata Ciampone-
Autor(es): dc.creatorSoares, Paula de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10358-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760940-
Descrição: dc.descriptionPor observamos que a dicotomia documento versus arte persiste na literatura sobre fotografia e por identificarmos que tal dicotomização é feita em um movimento de fora para dentro do texto – ou, muitas vezes, sem sequer levar em consideração as imagens, mas apenas o uso que se faz delas –, é que nasceu este trabalho de dissertação. Nosso objetivo é, então, problematizar a dicotomia em questão a partir de análises, que, sob a perspectiva da Semiótica Discursiva, observem o documental e o estético como efeitos de sentido, como estratégias enunciativas de um sujeito – e que, portanto, partam das próprias fotografias enquanto texto, considerando seu conteúdo e sua expressão. Assim, o que a literatura sobre fotografia costuma associar à ideia de documento – isto é, a iconicidade como a possibilidade de documentar a “realidade”, mostrá-la tal como ela é, por meio de uma câmera e sem interferência do homem –, a Semiótica concebe como um efeito de sentido próprio dos textos figurativos. Nessa perspectiva, e tomando a iconicidade como baliza, propomos, para caracterização dos efeitos de sentido de documento e de arte, um percurso que vai do abstrato ao icônico e do referencial ao plástico. A partir dessa caracterização, levantamos os conceitos de figuratividade, iconicidade e plasticidade – com especial atenção aos funcionamentos das figuras de expressão e de conteúdo – para mapearmos alguns tipos de “diluição da iconicidade” e de trabalhos com a plasticidade, com base nos estilos de alguns fotógrafos e, principalmente, para analisar a fotografia de guerra de Robert Doisneau, mais especificamente fotos de seus dois portfólios sobre a Segunda Guerra Mundial-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation work was born by observing the persistence of the dichotomy document versus art in the literature about photography and the fact that this dichotomization takes place in a motion from outward to inward in the text – considering only the use of the text, while taking for granted the aspects of the image itself. Our goal is to problematize this dichotomy on analyses that take the documental and the aesthetic classification as effects of sense inscribed in the photographs, understood as a text under the perspective of Discursive Semiotics, as well as to consider their organization of content and expression plans as enunciative strategies of a subject. Thus, that which the literature about protography often associates to the idea of document – the iconicity as the possibility of documenting the reality, to show it as it “really” is, by means of a camera and without man's interference –, Semiotics conceives as a typical effect of sense of figurative texts. On this perspective, and taking iconicity as a guide, we propose, in order to characterize the effects of the sense of document and art, a path that goes from abstract to iconic and from referential to plastic. Based on this categorization, we used the concepts of figurativity, iconicity and plasticity – with special attention toward the operation of figures of expression and content – so that we could line up some types of "iconicity dillution" and plasticity operation, founding it on the styles of some photographers, and, primarily, in order to analyze Robert Doisneau's war photography, more specifically photographs from both his World War II portfolios-
Descrição: dc.description124 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectIconicidade-
Palavras-chave: dc.subjectPlasticidade-
Palavras-chave: dc.subjectRobert Doisneau-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectPlasticidade-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics-
Palavras-chave: dc.subjectPhotography-
Palavras-chave: dc.subjectIconicity-
Palavras-chave: dc.subjectPlasticity-
Palavras-chave: dc.subjectRobert Doisneau-
Título: dc.titleEntre o documental e o estético : a fotografia de guerra de Robert Doisneau-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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