Desafios do ensino básico frente às dinâmicas educacionais do contexto pandêmico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Raquel Guilherme de-
Autor(es): dc.contributorLima, Raquel Guilherme de-
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Lucas Correia-
Autor(es): dc.creatorReis, Patrícia Felix da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24794-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760930-
Descrição: dc.descriptionO sistema educacional brasileiro enfrenta grandes desafios durante a pandemia do novo Coronavírus. A suspensão de aulas presenciais e implementação do ensino remoto/híbrido trouxe prejuízo ao aprendizado e impactou a vida de muitos alunos, principalmente crianças e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Neste artigo é investigado quais os impactos ocasionados pelo advento da pandemia de Covid-19 no âmbito educacional, com foco no ensino básico, e como as características socioeconômicas de alunos de 06-14 anos influenciam na realização de atividades remotas. A presente pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa feita pela coleta de dados através da base da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD-Covid 19, disponibilizada pelo IBGE para mensurar os impactos causados pela pandemia no mercado de trabalho. Pode-se concluir que os resultados aqui obtidos evidenciam que a pandemia reforçou que a desigualdade social influencia na realização de atividades remotas e na progressão educacional de alunos e, ainda, atentam para a necessidade de investimento público no setor educacional a fim de mitigar os prejuízos que são e serão sentidos a longo prazo por crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.-
Descrição: dc.descriptionThe Brazilian education system faces major challenges during a new Coronavirus pandemic. The suspension of on-site classes and the implementation of remote/hybrid education brought harm to learning and impacted the lives of many students, especially children and young people in a situation of socioeconomic vulnerability. This article investigates the impacts caused by the advent of the Covid-19 pandemic in the educational sphere, with a focus on basic education, and how the socioeconomic characteristics of 06- 14 years old students influence the performance of remote activities. This research presents a quantitative approach made by collecting data through the National Household Sample Survey – PNAD-Covid 19, made available by IBGE to measure the impacts caused by the pandemic in labor market. It can be observed that the results obtained here show that the pandemic reinforced that social inequality influences the performance of remote activities and the educational progression of students, and also pays attention to the need for public investment in the educational sector in order to mitigate the losses that are and will be felt in the long term by children and young people in situations of vulnerability.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectEscolaridade-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectEscolaridade-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSociology-
Palavras-chave: dc.subjectRemote teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectSchooling-
Título: dc.titleDesafios do ensino básico frente às dinâmicas educacionais do contexto pandêmico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.