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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Borges, Márcia Narcizo | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Nelson Angelo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Martha Teixeira de | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Fernanda Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6491 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760927 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho foi realizado no Instituto de Química da UFF localizado em Niterói e versa sobre a temática da mudança na forma de acesso às instituições públicas de ensino superior que passaram a ofertar suas vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas de graduação com base na nota do Enem e suas possíveis influências no perfil dos alunos dos cursos de Química da UFF, especialmente com relação à titulação licenciatura. Ao analisar o cenário histórico das formas de acesso à educação superior no Brasil, constata-se que a seleção sempre priorizou o ingresso por meio de vestibulares, e em 2010, é implementado o Sisu, visando uma nova forma de ingresso ao ensino superior mais acessível. Com isso, buscou-se traçar o perfil socioeconômico e conhecer as expectativas dos alunos da Química, principalmente no curso de Literatura, utilizando como metodologia comparativos entre as diferentes formas de ingresso, buscando elucidar se estas novas formas de acesso alteraram os motivos pelos quais os alunos escolhem o curso de Química, com ênfase nos que planejam carreira docente. A técnica aplicada para a realização desta pesquisa a fim de conhecer o perfil dos alunos foi um questionário contendo 31 perguntas, em que foram identificados diversos aspectos, tais como sexo, idade, estado civil, renda familiar, meios de transporte utilizados pelo aluno, instituição onde realizou o ensino médio (publica ou privada), passagem por cursos preparatórios, número de vezes que os alunos passaram pelo processo seletivo, se a graduação em Química era a primeira opção de formação e se houve processo seletivo após o ingresso no curso. Os resultados da pesquisa foram obtidos a partir dos 70 questionários respondidos pelos alunos da Química, sendo 41 alunos ingressantes pelo Sisu e 29 ingressantes do vestibular. Os resultados indicam que a adoção do modelo Sisu não implicou em mudanças imediatas no perfil dos alunos, mas esse perfil vem sofrendo alterações com a adoção dessa nova forma de acesso ao ensino superior | - |
Descrição: dc.description | The present work was performed in the Chemistry Institute of UFF (Universidade Federal Fluminense), located in Niteroi, and deals with the changes on admission methods to third grade educational public institutions, which started offering access through the unified screening system (Sisu), a program created by the Brazilian Education Ministry, based on the grade obtained by students in the national High School Exam (Enem). This work also analyses possible influence on the background of the students entering the Chemistry courses in UFF, especially regarding those who wish to obtain the Licentiate degree, which enables the candidate to engage in teaching activity on primary levels. By examining the historic scenario of the methods to access third grade education in Brazil, it was verified that the system based on entrance exams has always been prioritized. In the year 2010 SISU was implemented, aiming a new enrollment form, that could be more accessible to poor students. The research performed an examination on the socioeconomic profile of the students in the Chemistry Institute as well as on the expectations they had, by making use of comparative methodology on the various form of enrolment. Another goal was to clarify if new screening methods altered the reasons why students seek the Chemistry Course, particularly those who wish to start a teaching career. The method used on this research was based on a questionnaire containing 31 items, including various aspects such as age, gender, marital status, house income, means of transportation used, High School of origin (public or private), the use of preparatory schools and number of attempts in the screening process. It was also inquired if the Chemistry course was the students’ first option, and if he or she took part in any process after entering the university. The results were obtained after performing 70 questionnaires, where 41 students were Sisu participants and 29 took the regular entrance exam. Results show that the adoption of the Sisu model did not cause extreme changes on the students’ profile, although this new form of screening process has been bringing some alteration on that profile | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sisu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vestibular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil dos alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de Seleção Unificada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vestibular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sisu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vestibular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licentiate degree | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student profile | - |
Título: dc.title | Estudo sobre a influência do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no perfil do estudante de licenciatura em Química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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