FATORES CRITICOS DE SUCESSO DO STARTUP DE UM SISTEMA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PARA O INMETRO E A QUALIDADE PERCEBIDA PELO USUÁRIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuintella, Heitor Luiz Murat de Meireles-
Autor(es): dc.contributorCPF:18629245700-
Autor(es): dc.contributorSilva Filho, Sergio José Macena da-
Autor(es): dc.contributorCPF:90559665768-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Pedro Henrique Gouvêa-
Autor(es): dc.contributorCPF:40695468715-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3045172461324651-
Autor(es): dc.creatorMello, Marcio Luiz Liduino de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-05-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19273-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760920-
Descrição: dc.descriptionConsidered in actuality to be an indispensable factor for business administration, information has not always been considered by organizations as a resource. Considered in the 1950's as a necessary bureaucratic requirement, information in the 1960's and 1970's came to be seen as a support for general business goals. In the 1970's and 1980's it began to be treated as a factor for control and management for the entire organization, but it was only beginning in the 1990's that it was recognized as a strategic resource, a source of competitive advantage to guarantee the survival of the business, and this vision persists even today. Still evident in the actual organizational environment, information became an indispensable tool for business managers in all levels of business, applied to decision-making processes, and considered as something that must be protected. Therefore, with the identification of information considered a more and more important activity in order to obtain competitive advantages, the need was verified to complete a study to identify the Critical Success Factors (CSF) for the initiation (start-up) of an Information Security System for INMETRO and its Relationship with Perceived Quality for the user. The study is based on the prognostics raised by Porter (1986) about the stages of the life cycle of products and analysis of the evolution of industry and the product. From these prognostics, there also was developed a group of CSF to be validated for a structured questionnaire and applied through field research/survey. Beyond that, there must be a search for a measurement of the users perception of the quality of service provided on a SERVQUAL scale, following the orientation of Parasuraman et al (1988).-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionConsiderada na atualidade como um fator imprescindível para administração das empresas, a informação nem sempre foi vista pelas organizações como um recurso. Considerada na década de 50 como um requisito burocrático necessário, a informação, nos anos 60 e 70, passou a ser vista como um suporte aos propósitos gerais da empresa, nas décadas de 70 e 80, passou-se a tratá-la como um fator de controle e gerenciamento de toda a organização, e somente a partir da década de 90 foi reconhecida como um recurso estratégico, uma fonte de vantagem competitiva para garantir a sobrevivência da empresa, visão esta que prevalece até os dias de hoje. Fica evidente que no ambiente organizacional atual, a informação se tornou uma ferramenta indispensável para os gestores dos negócios em todos os níveis empresariais, aplicada ao processo decisório, e como tal deve ser devidamente protegida. Portanto, com a identificação da informação como um ativo cada vez mais importante para obtenção de vantagens competitivas, verificou-se a necessidade de realizar um estudo que identificasse os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) no Startup de um Sistema de Segurança da Informação para o INMETRO e a Qualidade Percebida pelo Usuário. O estudo está baseado nos prognósticos levantados por Porter (1986) sobre os estágios do ciclo de vida dos produtos e análise da evolução da indústria e do produto. A partir destes prognósticos, também foi elaborado um conjunto de FCS para ser validado por um questionário estruturado e aplicado através de pesquisa de campo. Além disso, procura-se mensurar a percepção que os usuários têm da qualidade de serviços prestados utilizando a escala SERVQUAL, seguindo a orientação de Parasuraman, Zeithaml & Berry (1988).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectfatores críticos de sucesso-
Palavras-chave: dc.subjectqualidade percebida e segurança da informação-
Palavras-chave: dc.subjectcritical success factors-
Palavras-chave: dc.subjectperceived quality and security of information-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleFATORES CRITICOS DE SUCESSO DO STARTUP DE UM SISTEMA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PARA O INMETRO E A QUALIDADE PERCEBIDA PELO USUÁRIO-
Título: dc.titleCRITICAL SUCCESS FACTORS (CSF) FOR THE INITIATION (START-UP) OF AN INFORMATION SECURITY SYSTEM FOR INMETRO AND ITS RELATIONSHIP WITH PERCEIVED QUALITY FOR THE USER-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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