Relatos interiores, experiências cotidianas: a educação não-escolar em uma cidade pequena

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBenedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristiana Callai de-
Autor(es): dc.contributorTavares, Maria Tereza Goudard-
Autor(es): dc.contributorMello, Maristela Barenco Corrêa de-
Autor(es): dc.creatorGemino, Ludymila Aguiar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760905-
Descrição: dc.descriptionConsiderando que a educação não se restringe aos muros escolares e que os praticantes dos cotidianos inventam novos usos enquanto habitam os espaços, o presente estudo teve como objetivo investigar a educação não-escolar em uma pequena cidade do interior do estado do Rio de Janeiro. Este objetivo esteve relacionado ao interesse por compreender como se constroem outros sentidos sociais em um espaço público, cuja ocorrência pode ser observada na praça de uma cidade pequena. A pesquisa se justifica sob quatro aspectos: (i) a legitimação das culturas locais, uma vez que a versão hegemônica da história, em grande parte, atua com o registro do que se passa nos grandes centros e em momentos considerados históricos; (ii) a socialização de práticas educativas não-escolares, sinalizando a importância de sua ocorrência e sugerindo que a escola também as observe e incorpore; (iii) o registro de eventos da vida cotidiana que se configuram como realidade não-documentada; (iv) a compreensão de outras formas de organização do espaço e sua utilização como espaço de aprendizagem em uma praça pública da cidade de Miracema/RJ. O estudo recorreu à pesquisa documental e às orientações metodológicas da história oral, de forma a produzir dados que registrassem o traçado histórico do lugar, e com o intuito de acessar a história narrada desde o ponto de vista dos sujeitos. Foram utilizadas, durante o trabalho de campo na praça, orientações da etnografia como metodologia de pesquisa, a qual visa produzir dados de conhecimento antropológico, fazendo uso de alguns procedimentos não apenas técnicos, como também epistêmicos, visto que visam à produção do conhecimento e geração de informações, próprios da pesquisa etnográfica, como: a observação, o registro em diário de campo, a descrição densa e a produção de imagens, vinculadas agora a outros campos teóricos de interpretação da realidade social, que não a Antropologia. O campo de pesquisa foi a praça “Dona Ermelinda”, localizada no centro da cidade de Miracema/RJ. O trabalho contou com a influência de diversos teóricos, dentre eles: Michel de Certeau, Henri Lefebvre, Jorge Larrosa, Michel de Foucault e Boaventura de Sousa Santos. Este estudo possibilitou a compreensão de que a pesquisa em cotidianos se distancia dos modelos rígidos, cartesianos e lineares. Nos mostrou que há outros saberes e outras formas de enxergar o mundo, e que se trata de um processo que nos surpreende e que de alguma forma nos liberta. Além disso, percebemos que existe uma história não documentada, escrita pelos praticantes que reconstroem os sentidos e a memória. Concluímos que a educação não se restringe aos muros escolares, e que a cidade pequena é um dos espaçostempos do aprender.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionConsidering that education is not confined to school walls and that practitioners of everyday invent new uses while inhabiting the spaces, this study aimed to investigate the non-school in a small town in the state of Rio de Janeiro. This objective was related to the interest in understanding how to build different social meanings in a public space, the occurrence of which can be seen in the square of a small town. The research is justified under four aspects: (i) the legitimacy of local cultures, since the hegemonic version of the story, largely operates with the record of what is happening in large cities and considered historical moments; (ii) the socialization of non-school educational practices, signaling the importance of its occurrence and suggesting that the school also observe and incorporate; (iii) the everyday life event log that are configured as non-documented fact; (iv) an understanding of other forms of organization of space and its use as a learning space in a public square of the city of Miracema / RJ. This study resorted to document search and methodological guidelines of oral history in order to produce data if they recorded the historical layout of the place, and in order to access the history told from the point of view of the subject. Were used during the field work in the square, ethnography guidelines as a research methodology, which aims at producing anthropological knowledge of data, making use of not only some technical procedures, as also epistemic, as aimed at the production of knowledge and information generation, own ethnographic research, such as observation, journaling field, thick description and the production of images, linked now to other theoretical fields of interpreting reality social, not anthropology. The research field was the square “Dona Ermelinda”, located in the center of Miracema / RJ. For the theoretical basis this work included the influence of various theorists, among them: Michel de Certeau, Henri Lefebvre, Jorge Larrosa, Michel Foucault, Boaventura de Sousa Santos. This study allowed us to understand the that research in everyday moves away from rigid Cartesian and linear models. He showed us that there are other knowledge and other ways of seeing the world, and it is a process, a journey, a discovery that surprises us and that somehow frees us. Also, we realize that there is a history not documented, like a diamond in its raw state, written by practitioners rebuilding the senses and memory. We conclude that oral history is rich, precious and necessary. People weave meanings and write their stories in the places they inhabit. It is up to us, researchers continue to hone the everyday, in the quest for knowledge extraction, knowledge, experience-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVida cotidiana-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas instituintes-
Palavras-chave: dc.subjectCidades pequenas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday life-
Palavras-chave: dc.subjectNon-school education-
Palavras-chave: dc.subjectInstituting practices-
Palavras-chave: dc.subjectSmall towns-
Título: dc.titleRelatos interiores, experiências cotidianas: a educação não-escolar em uma cidade pequena-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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