Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Roni Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Sales, Marcus Vinicius da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Acar, Tatiana | - |
Autor(es): dc.creator | ALVES, MYLLENA DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28448 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760893 | - |
Descrição: dc.description | A influência familiar e dos docentes é de extrema importância para o desenvolvimento escolar dos alunos, pois, por meio desse apoio, os alunos conseguem alcançar maior êxito na aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância da relação entre aspectos familiares, escolares e docentes sobre a performance do aluno. Como objetivos específicos, pretendeu-se analisar a influência dos pais quanto ao nível de escolaridade, presença no domicílio e incentivo aos estudos sobre as notas dos alunos das escolas públicas na Prova Brasil, de 2011 a 2019, nos estados da Região Sudeste, como também a relação entre a formação dos professores sobre o desempenho dos estudantes na Prova Brasil e comparar os aspectos analisados em cada estado da região Sudeste. A base teórica foi fundamentada na Função de Produção Educacional. Para tanto, foi realizada a estimação de um modelo de regressão múltipla com os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Identificou-se que o apoio dos pais em relação aos estudos dos filhos possui um significativo impacto nas notas de português e matemática dos alunos, assim como os alunos que trabalham e já foram reprovados sofreram forte impacto negativo nas notas. Com isso, ao analisar o desenvolvimento dos alunos, a interação entre os pais, professores e escolas, observa-se uma grande influência na vida acadêmica do aluno. Por fim, conclui-se que aqueles alunos que possuem incentivo dos pais alcançam um melhor desempenho escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | família | - |
Palavras-chave: dc.subject | escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | professores | - |
Título: dc.title | DESEMPENHO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NA PROVA BRASIL, DE 2011 A 2019, NA REGIÃO SUDESTE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: