DESEMPENHO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NA PROVA BRASIL, DE 2011 A 2019, NA REGIÃO SUDESTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Roni Barbosa-
Autor(es): dc.contributorSales, Marcus Vinicius da Silva-
Autor(es): dc.contributorAcar, Tatiana-
Autor(es): dc.creatorALVES, MYLLENA DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28448-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760893-
Descrição: dc.descriptionA influência familiar e dos docentes é de extrema importância para o desenvolvimento escolar dos alunos, pois, por meio desse apoio, os alunos conseguem alcançar maior êxito na aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância da relação entre aspectos familiares, escolares e docentes sobre a performance do aluno. Como objetivos específicos, pretendeu-se analisar a influência dos pais quanto ao nível de escolaridade, presença no domicílio e incentivo aos estudos sobre as notas dos alunos das escolas públicas na Prova Brasil, de 2011 a 2019, nos estados da Região Sudeste, como também a relação entre a formação dos professores sobre o desempenho dos estudantes na Prova Brasil e comparar os aspectos analisados em cada estado da região Sudeste. A base teórica foi fundamentada na Função de Produção Educacional. Para tanto, foi realizada a estimação de um modelo de regressão múltipla com os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Identificou-se que o apoio dos pais em relação aos estudos dos filhos possui um significativo impacto nas notas de português e matemática dos alunos, assim como os alunos que trabalham e já foram reprovados sofreram forte impacto negativo nas notas. Com isso, ao analisar o desenvolvimento dos alunos, a interação entre os pais, professores e escolas, observa-se uma grande influência na vida acadêmica do aluno. Por fim, conclui-se que aqueles alunos que possuem incentivo dos pais alcançam um melhor desempenho escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjecteducação-
Palavras-chave: dc.subjectfamília-
Palavras-chave: dc.subjectescola-
Palavras-chave: dc.subjectalunos-
Palavras-chave: dc.subjectprofessores-
Título: dc.titleDESEMPENHO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NA PROVA BRASIL, DE 2011 A 2019, NA REGIÃO SUDESTE-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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