Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Marcos Veríssimo | - |
Autor(es): dc.contributor | Sales, Nilva Lúcia Lombardi | - |
Autor(es): dc.contributor | Espíndola, Aquino | - |
Autor(es): dc.contributor | Auler, Luiz Telmo | - |
Autor(es): dc.creator | Wanis, Rogério | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4689 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760885 | - |
Descrição: dc.description | O peer instruction é uma metodologia centrada no aluno, voltada para a compreensão dos conceitos de uma dada disciplina. Nela, alunos devem, após uma breve exposição sobre um tópico da disciplina, responder a questões conceituais de múltipla escolha, chamadas conceptests, individualmente após um minuto ou dois para reflexão sobre a resposta correta. Dependendo do número de respostas corretas dadas em um primeiro levantamento das respostas escolhidas pelos estudantes, pode haver um momento de dois a três minutos onde os estudantes procuram colegas com respostas diferentes das suas, explicam o raciocínio seguido e tentam chegar a um consenso sobre a resposta correta. Após estas sessões de debate, o professor procede a um levantamento das novas respostas, e discute a resposta correta com os estudantes. Neste trabalho, descrevemos a experiência de aplicação da metodologia de ensino descrita acima a duas turmas de 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes, no município de Miguel Pereira, RJ ao longo do ano de 2014, cobrindo a ementa de Cinemática e Mecânica. Analisamos os resultados de desempenho dos estudantes ao responder aos conceptests, e verificamos os efeitos da metodologia sobre o engajamento dos estudantes sobre o processo de aprendizagem e sobre o interesse no estudo da disciplina de Física | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Peer instruction is a student-centered teaching method, focused on the conceptual understanding of a discipline. Within its framework, after watching a mini-class on a given topic, students must answer multiple choice conceptual questions (dubbed conceptests) individually, after one or two minutes of reflection. Depending on the number of correct answers given to the question in a first instance, students must find a peer who has chosen a different answer, and debate with them explaining the reasoning followed for arriving at the answer of choice, with two or three minutes for that. The peers should, if possible, try to reach a consensus on what the correct answer would be. After these debate sessions, the teacher proceeds to a second round of answers, and then discusses the correct answer with the students. In our work, we present a report on the application of this teaching method to two first-year high school classes from Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes, in Miguel Pereira county, which is part of the educational network of the state of Rio de Janeiro. The work was conducted along the year 2014, and the syllabus was Kinematics and Mechanics. We analyse the performance of students in answering the conceptests, and we investigate the effects of applying the method on student engagement in the learning process, as well as on their interest in the study of Physics | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de ensino centrados no aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peer instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning methodologies student-centered | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peer instruction | - |
Título: dc.title | Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: