Aplicação de uma sequência didática para introdução às cadeias carbônicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Lucídea Guimarães R.-
Autor(es): dc.contributorSelles, Jairo Paes-
Autor(es): dc.creatorCosta, Ligia Regueira Beltrão da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8530-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760883-
Descrição: dc.descriptionO ensino de química no Brasil ainda traz a ciência como um conteúdo fragmentado, descontextualizado e carente de sentido de realidade. Isto afasta o interesse dos alunos e lhes fornece uma aprendizagem frágil e sem aplicabilidade. Faz-se necessário repensar as práticas docentes para tornar a química numa linguagem capaz de auxiliar na compreensão do mundo. Tendo isso em vista, este trabalho de monografia tem por objetivo propor uma sequência didática focada no ensino de cadeias carbônicas com abordagem em CTS e utilizando-se de experimentação investigativa. Como resultado tem-se um conjunto de atividades escolares que, usando o petróleo como tema condutor a fim de uma construção de conhecimentos completa e contextualizada, levantou discussões a respeito do meio ambiente e trouxe uma atividade de resolução de problema como finalização do projeto. Ao final foi possível concluir que a abordagem utilizada foi satisfatória, porém deveria ser otimizada com mais tempo para debates mediados e pesquisa por parte dos alunos. Observou-se ainda a necessidade de um trabalho amplo e integrado com as várias disciplinas para uma abordagem em CTS melhor edificada-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of chemistry in Brazil still approaches science as a fragmented topic, decontextualized and in need of a sense of reality. This pushes away students interest and provides them only with a fragile learning with no applicability. It is necessary to rethink educational practices to turn Chemistry into a language capable of aiding in the comprehension of the world. With this in mind, this monography work has the objective to propose a didactic sequence focused on the teaching of carbonic chains with an STS approach and using investigative experimentation. As a result, we have an ensemble of scholar activities that, using petroleum as a connecting theme with intent to reach a complete and contextualized construction of knowledge, raised discussions about the environment and brought about a problem solving activity to finalize the project. In the end it was possible to conclude that the approach used was satisfactory, though it should be optimized with more time for mediated debates and research by the students. It was also observed the need of an ampler work, integrated with the other courses for a better built STS approach-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectCTS-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação investigativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectPetróleo-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSTS-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative experimentation-
Título: dc.titleAplicação de uma sequência didática para introdução às cadeias carbônicas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.