Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Lucídea Guimarães R. | - |
Autor(es): dc.contributor | Selles, Jairo Paes | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Ligia Regueira Beltrão da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8530 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760883 | - |
Descrição: dc.description | O ensino de química no Brasil ainda traz a ciência como um conteúdo fragmentado, descontextualizado e carente de sentido de realidade. Isto afasta o interesse dos alunos e lhes fornece uma aprendizagem frágil e sem aplicabilidade. Faz-se necessário repensar as práticas docentes para tornar a química numa linguagem capaz de auxiliar na compreensão do mundo. Tendo isso em vista, este trabalho de monografia tem por objetivo propor uma sequência didática focada no ensino de cadeias carbônicas com abordagem em CTS e utilizando-se de experimentação investigativa. Como resultado tem-se um conjunto de atividades escolares que, usando o petróleo como tema condutor a fim de uma construção de conhecimentos completa e contextualizada, levantou discussões a respeito do meio ambiente e trouxe uma atividade de resolução de problema como finalização do projeto. Ao final foi possível concluir que a abordagem utilizada foi satisfatória, porém deveria ser otimizada com mais tempo para debates mediados e pesquisa por parte dos alunos. Observou-se ainda a necessidade de um trabalho amplo e integrado com as várias disciplinas para uma abordagem em CTS melhor edificada | - |
Descrição: dc.description | The teaching of chemistry in Brazil still approaches science as a fragmented topic, decontextualized and in need of a sense of reality. This pushes away students interest and provides them only with a fragile learning with no applicability. It is necessary to rethink educational practices to turn Chemistry into a language capable of aiding in the comprehension of the world. With this in mind, this monography work has the objective to propose a didactic sequence focused on the teaching of carbonic chains with an STS approach and using investigative experimentation. As a result, we have an ensemble of scholar activities that, using petroleum as a connecting theme with intent to reach a complete and contextualized construction of knowledge, raised discussions about the environment and brought about a problem solving activity to finalize the project. In the end it was possible to conclude that the approach used was satisfactory, though it should be optimized with more time for mediated debates and research by the students. It was also observed the need of an ampler work, integrated with the other courses for a better built STS approach | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | CTS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação investigativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Petróleo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | STS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigative experimentation | - |
Título: dc.title | Aplicação de uma sequência didática para introdução às cadeias carbônicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: