Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Aureo Guilherme | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Adriana Russi Tavares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Gilmar | - |
Autor(es): dc.creator | Rêgo, Giovana Santos da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30192 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760853 | - |
Descrição: dc.description | A partir de dados e pesquisas, é possível perceber que o espaço educacional necessita ser revitalizado para que instigue o interesse dos alunos. Desse modo, o presente trabalho pretende abordar a possibilidade de atuação do produtor cultural nas escolas, a partir de projetos culturais que podem tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, transformando a escola em um espaço cultural. Considerando a capacidade do produtor cultural em compreender o seu público, nesse caso, os alunos, e estabelecer com eles vínculos a partir da identificação, do estímulo a sua autonomia e criatividade e da promoção de debates que reforcem questões sociais e culturais importantes, auxiliando na formação de cidadãos críticos e conscientes da sociedade em que vivem, os projetos culturais tendem a agregar de forma significativa na educação dos alunos. Aliado a isso, está a infinidade de variáveis com as quais os projetos culturais podem ser atrelados, podendo assumir diversas formas a partir da postura dos estudantes e podendo auxiliar os professores ao ter ligação com o conteúdo dado em sala de aula. Para demonstração de tais benefícios, no segundo capítulo, serão abordados dois projetos culturais realizados em escolas experienciados por mim, enquanto estudante de produção cultural | - |
Descrição: dc.description | From data and research, it is possible to perceive that the educational space needs to be revitalized in order to instigate the students' interest. Thus, the present work intends to approach the possibility of the cultural producer acting in schools, from cultural projects that can make the teaching-learning process more dynamic, transforming the school into a cultural space. Considering the ability of the cultural producer to understand his audience, in this case, the students, and establish bonds with them based on identification, stimulation of their autonomy and creativity and promotion of debates that reinforce important social and cultural issues, helping to training citizens who are critical and aware of the society in which they live, cultural projects tend to add significantly to student’s education. Allied to this is the infinity of variables with which cultural projects can be linked, which can take on different forms based on the students' posture and can help teachers by having a connection with the content given in the classroom. To demonstrate these benefits, in the second chapter, two cultural projects carried out in schools that I experienced as a student of cultural production will be approached | - |
Descrição: dc.description | 54 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos culturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produtor cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural projects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural producer | - |
Título: dc.title | O produtor cultural nas escolas: estimulando o ensino e a aprendizagem a partir de projetos culturais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: