Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dassie, Bruno Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/522 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760830 | - |
Descrição: dc.description | 14p. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=login&source=%2FSEER%2Findex.php%3Fjournal%3Dgepem>. ISSN eletrônico: 2176-2988. ISSN impresso: 0104-9739 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é apresentar quais foram as propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensino da Matemática na escola secundária brasileira entre as décadas de 1920 e 1940. Iremos descrever as principais categorias utilizadas por ele a partir de sua própria produção. Os artigos publicados no Jornal do Commercio, o livro A matemática na educação secundária, seus livros didáticos e alguns documentos do seu arquivo pessoal foram utilizados como fontes para a pesquisa e mostram o quão suas ideias foram significativamente fundamentadas. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | The aim of this paper is to present Euclides Roxo’s pedagogic proposal for the teaching of mathematics in Brazilian secondary school between 1920 and 1940. We describe the main categories used by him using his production. Articles published in the Jornal do Commercio, the book Mathematics in secondary education, his textbooks and some documents from APER – Euclides Roxo’s Personal Archive – were used as sources for the research and show how Roxo’s ideas are significant. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Boletim GEPEM | - |
Relação: dc.relation | Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v. 59, p. 81-94, 2011 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Euclides Roxo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Propostas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola secundária | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Euclides Roxo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogic proposition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secondary school | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of mathematics education | - |
Título: dc.title | As propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensino da Matemática na escola secundária brasileira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: