Formação profissional: uma análise sobre a atuação do Programa Formare (2019-2022)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Reginaldo Scheuermann-
Autor(es): dc.contributorCosta, Regis Eduardo Coelho Argüelles da-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Livia Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28872-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760824-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é analisar o Programa Formare, uma iniciativa educacional baseada no princípio de responsabilidade social, que propõe diminuir a desigualdade a partir de uma ação focalizada do que denominam como investimento social, comprometendo-se a oferecer educação profissional aos jovens da classe trabalhadora. A Fundação Iochpe é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) destinada a apoiar profissionais e empresas em suas ações de investimento social, é a responsável pelo Programa Formare e o Projeto Arte na Escola. A Fundação Iochpe é associada ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas que se institui enquanto uma das mais significativas organizações a disputar a hegemonia na conjuntura nacional recente, dado o seu peso institucional e largo aporte financeiro. Assim, a partir do conceito de hegemonia de Antonio Gramsci e Nova Pedagogia da Hegemonia, do Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudo sobre Política Educacional da escola politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz- EPSJV), esse trabalho se propôs a compreender se o Programa Formare se enquadra dentro dessa estratégia de fortalecimento do projeto societário das classes dominantes a partir da Nova Pedagogia da Hegemonia. Será analisada as atividades do Programa durante o período de 2019-2022, observando quais as suas bases curriculares e forma de atuação, relacionando as implicações sobre o processo de disciplinamento do trabalhador para o padrão flexível, de acordo com os valores de empregabilidade, sustentabilidade e capital social (APH).-
Descrição: dc.descriptionThis work seeks to analyze the Formare Program, an educational initiative based on the concept of social responsibility, which proposes to reduce social inequality by implementing an action focused on what is called social investment, ensuring to offer professional education to the youth working-class. The Iochpe Foundation is a CSOPI (Civil Society Organization of Public Interest) that aims to support workers and companies in their initiatives of social investment, it is responsible for the Formare Program and for the Project Art in the Schools. The Iochpe Foundation is associated with the Group of Institutes, Foundations and Companies, established as one of the most significant organizations to dispute hegemony in the recent national context, given its institutional importance and large financial status. Therefore, based on Antonio Gramsci’s concept of hegemony and on theNew Pedagogy of hegemony, from the Research Group for the Study of Educational Policy at the Joaquim Venâncio Polytechnic Health School, Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz), this work proposes to comprehend if Formare Program fits within this strategy of strengthening the social project of the dominant classes through the New Pedagogy of Hegemony. The activities of the Program during the period of 2019-2022 will be analyzed, observing their curricular bases and the pedagogical means, relating the implications on the process of disciplining workers to the flexibility, according to the values of employability, sustainability and social capital.-
Descrição: dc.description86 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Formare-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectNova Pedagogia da Hegemonia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectHegemonia-
Palavras-chave: dc.subjectFormare Program-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectNew Pedagogy of Hegemony-
Título: dc.titleFormação profissional: uma análise sobre a atuação do Programa Formare (2019-2022)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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