Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leme, Alessandro André | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Lavínia Oliveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24069 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760823 | - |
Descrição: dc.description | Esse artigo resulta de pesquisa bibliográfica acerca dos impactos das normas de gênero/sexualidade no reconhecimento da transgeneridade/cisgeneridade, na produção da violência de gênero, e na educação, tendo por fundamento a crítica pós-estruturalista à dicotomia sexo-natureza versus gênero-cultura que embasam a teoria queer e abordagens transfeministas brasileiras. Procedeu-se com análise qualitativa de artigos, entrevistas, dossiê e ensaios, para sugerir possibilidades crítico-reflexivas sobre as relações de gênero no Brasil entre sujeitos cis e trans, e o papel da educação e da sociologia escolar em sua reprodução ou ressignificação. As autoras e sites como a ANTRA dão ênfase a classificações patologizantes e essencialistas na reiteração das normas de gênero; tomando por válido incentivar o contato com perspectivas transfeministas e sociológicas acerca da produção das relações violentas. | - |
Descrição: dc.description | This article is the result of bibliographic research on the impacts of gender / sexuality norms on the recognition of transgenerity / cisgenerity, in the production of gender-based violence, and in education, based on post-structuralist critique of the sex-nature x gender-culture dichotomy that underlie queer theory and Brazilian transfeminist approaches. We proceeded with a qualitative analysis of articles, interviews, dossier and essays, to suggest criticalreflexive possibilities on gender relations in Brazil between cis and trans subjects, and the role of education and school sociology in its reproduction or reframing. Authors and sites like ANTRA emphasize pathologizing and essentialist classifications for the reiteration of gender norms; taking as valid to encourage contact with transfeminist and sociological perspectives on the production of violent relationships. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transfobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Normas sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minoria sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transphobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social norms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Normas de gênero, violência transfóbica e educação: situações e desafios nas relações de gênero no brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: