Normas de gênero, violência transfóbica e educação: situações e desafios nas relações de gênero no brasil

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Autor(es): dc.contributorLeme, Alessandro André-
Autor(es): dc.creatorLima, Lavínia Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24069-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760823-
Descrição: dc.descriptionEsse artigo resulta de pesquisa bibliográfica acerca dos impactos das normas de gênero/sexualidade no reconhecimento da transgeneridade/cisgeneridade, na produção da violência de gênero, e na educação, tendo por fundamento a crítica pós-estruturalista à dicotomia sexo-natureza versus gênero-cultura que embasam a teoria queer e abordagens transfeministas brasileiras. Procedeu-se com análise qualitativa de artigos, entrevistas, dossiê e ensaios, para sugerir possibilidades crítico-reflexivas sobre as relações de gênero no Brasil entre sujeitos cis e trans, e o papel da educação e da sociologia escolar em sua reprodução ou ressignificação. As autoras e sites como a ANTRA dão ênfase a classificações patologizantes e essencialistas na reiteração das normas de gênero; tomando por válido incentivar o contato com perspectivas transfeministas e sociológicas acerca da produção das relações violentas.-
Descrição: dc.descriptionThis article is the result of bibliographic research on the impacts of gender / sexuality norms on the recognition of transgenerity / cisgenerity, in the production of gender-based violence, and in education, based on post-structuralist critique of the sex-nature x gender-culture dichotomy that underlie queer theory and Brazilian transfeminist approaches. We proceeded with a qualitative analysis of articles, interviews, dossier and essays, to suggest criticalreflexive possibilities on gender relations in Brazil between cis and trans subjects, and the role of education and school sociology in its reproduction or reframing. Authors and sites like ANTRA emphasize pathologizing and essentialist classifications for the reiteration of gender norms; taking as valid to encourage contact with transfeminist and sociological perspectives on the production of violent relationships.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRelações de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectViolência de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectTransfobia-
Palavras-chave: dc.subjectNormas sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectMinoria sexual-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectGender relations-
Palavras-chave: dc.subjectGender violence-
Palavras-chave: dc.subjectTransphobia-
Palavras-chave: dc.subjectSocial norms-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleNormas de gênero, violência transfóbica e educação: situações e desafios nas relações de gênero no brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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