Como a neurociência pode ajudar professores da educação básica a lidar com alunos com TDAH

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMelibeu, Adriana da Cunha Faria-
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Lucia Escovedo-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorRocha, Anna Carolina Miguel de Almeida-
Autor(es): dc.contributorLopes, Paula Campello Costa-
Autor(es): dc.creatorVicente, Juliana Martins de Souza de Jesus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29477-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760821-
Descrição: dc.descriptionO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade. O TDAH tem sido associado a índices de baixo rendimento, repetência e evasão escolar. Portanto, se faz necessário solucionar essa problemática a fim de garantir os direitos educacionais de acesso e permanência na escola presentes na legislação brasileira. A relevância desse problema se torna mais evidente quando consideramos que atinge aproximadamente 5% da população mundial, o equivalente a duas pessoas com o transtorno em uma turma de quarenta alunos. Enquanto campo do conhecimento que se ocupa de estudar os aspectos neurobiológicos da aprendizagem e de transtornos como o TDAH, a Neurociência se mostra como um possível instrumento para guiar a prática docente perante alunos com o transtorno. O presente estudo tem como objetivo elaborar abordagens pedagógicas para o ensino de pessoas com TDAH à luz da Neurociência. Um questionário sobre TDAH foi aplicado para 53 professores da educação básica e foram realizadas análises qualiquantitativas. Quatro pessoas com TDAH foram entrevistadas a respeito de suas vivências escolares. A partir das respostas aos questionários e entrevistas e de buscas bibliográficas, foi produzido um material audiovisual utilizado em uma atividade de formação continuada com alguns professores participantes da primeira etapa do estudo. Os resultados mostraram que os professores conhecem superficialmente os principais aspectos do TDAH, mas que, a despeito disso, conseguem propor boas abordagens para o ensino de pessoas com o transtorno. As entrevistas mostraram uma relação conturbada, e até mesmo hostil, de pessoas com TDAH com a escola, explicada pela falta de conhecimento dos educadores acerca do transtorno e pelas exigências do ensino tradicional, que produz o fracasso escolar. Todos os professores participantes da atividade de formação continuada consideraram a temática como de extrema relevância e acreditam que a Neurociência possa ajudar professores a lidar com esses alunos. Concluiu-se que a Neurociência se constitui como um importante instrumento para a inclusão escolar de pessoas com TDAH, pois oferece subsídios para que os professores compreendam os déficits presentes no transtorno e elaborem abordagens pedagógicas mais empáticas e eficientes.-
Descrição: dc.descriptionAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder that is characterized by a persistent pattern of inattention and / or hyperactivity and impulsivity. ADHD has been associated with low income, repetition and dropout rates. Therefore, it is necessary to solve this problem in order to guarantee the educational rights of access and permanence in school present in Brazilian legislation. The relevance of this problem becomes more evident when we consider that it affects approximately 5% of the world population, the equivalent of two people with the disorder in a class of forty students. As a field of knowledge that deals with studying the neurobiological aspects of learning and disorders such as ADHD, Neuroscience is shown as a possible instrument to guide teaching practice towards students with the disorder. This study aims to develop pedagogical approaches to the teaching of people with ADHD in the light of Neuroscience. A questionnaire on ADHD was applied to 53 teachers of basic education and qualitative and quantitative analysis were carried out. Four people with ADHD were interviewed about their school experiences. From the answers to the questionnaires and interviews and from the literature, an audiovisual material was produced that was used in a continuing education activity with some teachers participating in the first stage of the study. The results showed that teachers are superficially aware of the main aspects of ADHD, but that, despite this, they are able to propose good approaches for teaching people with the disorder. The interviews showed a troubled, and even hostile, relationship between people with ADHD and the school, explained by the educators' lack of knowledge about the disorder and by the demands of traditional education, which produces school failure. All teachers participating in the continuing education activity considered the topic as extremely relevant and believe that Neuroscience can help teachers deal with these students. It was concluded that Neuroscience is an important instrument for the school inclusion of people with ADHD, as it offers subsidies for teachers to understand the deficits present in the disorder and develop more empathic and efficient pedagogical approaches.-
Descrição: dc.description93 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTDAH-
Palavras-chave: dc.subjectNeurociência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectNeuroeducação-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectNeurociência cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia experimental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectADHD-
Palavras-chave: dc.subjectNeuroscience-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectNeuroeducation-
Título: dc.titleComo a neurociência pode ajudar professores da educação básica a lidar com alunos com TDAH-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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