Tratamento de reclamações online de clientes: uma proposta a partir do reclame aqui e das expectativas dos clientes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Elaine Aparecida-
Autor(es): dc.contributorNepomuceno, Lívia Dias Oliveira-
Autor(es): dc.creatorCosta, Guilherme Neves Brum da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29855-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760796-
Descrição: dc.descriptionUm dos principais objetivos de uma empresa deveria ser sempre entregar valor a seus clientes para satisfazê-los. É uma questão de sobrevivência. Entretanto, falhas podem ocorrer. Muitas vezes, falhas cometidas pelas organizações resultam em clientes insatisfeitos, dispostos a manifestar suas frustrações de várias maneiras. No contexto atual, tecnológico e digital, ganham muita importância e visibilidade as ferramentas online para que clientes insatisfeitos registrem suas reclamações. Da mesma forma que este caminho pode expor as organizações alvos das reclamações, ele permite às organizações a possibilidade de agir para reconquistar seus clientes insatisfeitos. É justamente aqui que se encontra o foco deste estudo. O objetivo principal foi identificar como as organizações devem tratar reclamações online de clientes, considerando as ações a serem executadas e as informações e postura que os clientes esperam das organizações acionadas. Para o atingimento do objetivo descrito, uma pesquisa sobre como os clientes esperam que as empresas atuem foi realizada através de um questionário. Também foram considerados os dados e informações de reclamações reais feitas por clientes no site Reclame AQUI. Ambos os conjuntos de informações foram analisados, individualmente e sendo confrontados, resultando na construção de uma estrutura analítica que elenca quais práticas atualmente implementadas funcionam (por isso devem ser mantidas ou intensificadas) e quais não atendem às expectativas dos clientes (representando, portanto, oportunidades de melhoria para as táticas organizacionais). A intenção final é que as descobertas sirvam como guia para que as organizações possam atuar sobre as reclamações online de forma eficaz, recuperando seus clientes então insatisfeitos-
Descrição: dc.descriptionOne of the primary goals of a company should always be to deliver value to its customers to satisfy them. It's a matter of survival. However, failures can occur. Often, failures caused by organizations result in unsatisfied customers, which can express their frustrations in several ways. In the current technological and digital context, online tools gain importance and visibility for unhappy customers to register their complaints. Just as this pathway can expose organizations that receive the complaints, it allows these organizations the possibility to act in order to recover their unsatisfied customers. It is precisely here that the focus of this study is found. The main goal was to identify how organizations should handle online customer complaints, considering the actions to be taken and the information and behavior that customers expect from these organizations involved. To achieve the described objective, a research was performed through a questionnaire to identify how clients expect companies to act. Data of real complaints from the website Reclame AQUI were also studied. Both sets of information were individually analyzed and confronted, resulting in the construction of an analytical framework that lists which practices currently implemented works (that’s why they should be maintained or intensified) and which do not meet the customers’ expectations (representing improvement opportunities for current organizational tactics). The ultimate intention is that the findings serve as a guide for organizations to effectively handle online complaints, being able to recover their unsatisfied customers.-
Descrição: dc.description138 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectReclamação online de cliente-
Palavras-chave: dc.subjectTratamento de reclamação de cliente-
Palavras-chave: dc.subjectReclame AQUI-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectReclamação do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectSite da Web-
Palavras-chave: dc.subjectOnline customer complaint-
Palavras-chave: dc.subjectCustomer complaint treatment-
Título: dc.titleTratamento de reclamações online de clientes: uma proposta a partir do reclame aqui e das expectativas dos clientes-
Título: dc.titleHandling online customer complaints: A proposal based on the complaint here and customer expectations-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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