Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Trein, Eunice Schilling | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:73881988734 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Léa de Lourdes Calvão da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:32132132111 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4732737A3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trein, Franklin | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06506506565 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783055A4 | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Luciane Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-02-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20617 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760789 | - |
Descrição: dc.description | This study aims to analyze the vision on labor espoused by children, that study and work, as well as the one of their teaches, that teaches them what the school determines: syllabus contents and those other contents demanded by and for the social conviviality.We described the hard-working children's socioeconomic profile and analyzed the understanding that children and teachers, therefore, the school, has on labor. To achieve this goal, we elected to choose students and teachers of a municipal school of Niterói. Starting from some categories, as labor,childhood and school; the study indicates that the permanence of children work within Brazilian society has its philosophical origins in the positiveness of labor, even before revealing as a legitimated economic need, many times, by the school and the family. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como objetivo analisar a visão que crianças que estudam e trabalham têm de trabalho, bem como das suas professoras que cuidam de lhes ensinar o que a escola determina conteúdos do programa e aqueles outros exigidos pelo e para o convívio social. Descrevemos o perfil sócio-econômico das crianças trabalhadoras e analisamos a compreensão que crianças e professoras, logo, a escola têm sobre trabalho. Para tanto, escolhemos alunos e professoras de uma escola municipal de Niterói. A partir de algumas categorias, como trabalho, infância e escola; o estudo indica que a permanência do trabalho infantil na sociedade brasileira tem suas origens filosóficas na positividade do trabalho, antes mesmo de revelar-se como uma necessidade econômica legitimada, muitas vezes, pela escola e pela família. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Publicador: dc.publisher | BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFF | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pré-escolar e fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e trabalho - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O Trabalho Infantil na Visão da Escola: um estudo exploratório do tema | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: