O Trabalho Infantil na Visão da Escola: um estudo exploratório do tema

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrein, Eunice Schilling-
Autor(es): dc.contributorCPF:73881988734-
Autor(es): dc.contributorSilva, Léa de Lourdes Calvão da-
Autor(es): dc.contributorCPF:32132132111-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4732737A3-
Autor(es): dc.contributorTrein, Franklin-
Autor(es): dc.contributorCPF:06506506565-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783055A4-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Luciane Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-02-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20617-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760789-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze the vision on labor espoused by children, that study and work, as well as the one of their teaches, that teaches them what the school determines: syllabus contents and those other contents demanded by and for the social conviviality.We described the hard-working children's socioeconomic profile and analyzed the understanding that children and teachers, therefore, the school, has on labor. To achieve this goal, we elected to choose students and teachers of a municipal school of Niterói. Starting from some categories, as labor,childhood and school; the study indicates that the permanence of children work within Brazilian society has its philosophical origins in the positiveness of labor, even before revealing as a legitimated economic need, many times, by the school and the family.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo analisar a visão que crianças que estudam e trabalham têm de trabalho, bem como das suas professoras que cuidam de lhes ensinar o que a escola determina conteúdos do programa e aqueles outros exigidos pelo e para o convívio social. Descrevemos o perfil sócio-econômico das crianças trabalhadoras e analisamos a compreensão que crianças e professoras, logo, a escola têm sobre trabalho. Para tanto, escolhemos alunos e professoras de uma escola municipal de Niterói. A partir de algumas categorias, como trabalho, infância e escola; o estudo indica que a permanência do trabalho infantil na sociedade brasileira tem suas origens filosóficas na positividade do trabalho, antes mesmo de revelar-se como uma necessidade econômica legitimada, muitas vezes, pela escola e pela família.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Publicador: dc.publisherBR-
Publicador: dc.publisherUFF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho e educação-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pré-escolar e fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e trabalho - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO Trabalho Infantil na Visão da Escola: um estudo exploratório do tema-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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