O ensino de astronomia e a formação de professores: uma proposta de intervenção no currículo das licenciaturas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Erica Cristina-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Pires-
Autor(es): dc.creatorRabello, Laís Pimentel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26605-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760785-
Descrição: dc.descriptionA Astronomia está presente em toda a história da humanidade, desde a primeira observação das fases da Lua para marcação de tempo até o estudo avançado dos segredos guardados pelo espaço intergaláctico. Durante milênios o movimento dos astros nos serviu de inspiração para desvendar os mistérios do universo e avançar com os conhecimentos tecnológicos. Percebemos assim que o estudo da Astronomia é de vital importância para a formação de cidadãos detentores de um pensamento crítico e para a manutenção de uma sociedade consciente de seu lugar no universo. A partir de uma revisão bibliográfica, tomamos conhecimento das principais problemáticas acerca do ensino de Astronomia atualmente no Brasil, a qual nos alertou para o déficit na formação de professores da área de Ciências da Natureza e precarização do ensino sobre seus objetos de conhecimento. Sendo assim, procuramos responder à seguinte questão balizadora: “Qual é a visão dos professores e professoras da área de Ciências da Natureza, formados ou em formação inicial nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física sobre as possibilidades e dificuldades para a inserção de objetos de conhecimento de Astronomia no currículo do Ensino Médio?”. Por meio da criação de um questionário, o qual foi enviado para as coordenações de Cursos de Licenciatura da área de Ciências da Natureza das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro e para professores formados, obtivemos um panorama a respeito da situação do ensino de Astronomia, e posteriormente, com a análise e comparação das respostas com a bibliografia, pudemos entender melhor os problemas da formação de professores destinados ao ensino dos conteúdos dessa ciência. Os resultados se mostram em concordância com muitos dos problemas abordados pela literatura e apontam para a necessidade de uma intervenção na matriz curricular dos Cursos de Licenciatura. Nesse sentido, como contribuição à formação inicial e continuada de professores da área de Ciências da Natureza, são apresentadas sugestões de intervenção curricular, por meio de proposição de disciplinas obrigatória e optativa, assim como de atividades extracurriculares de cunho extensionista, voltadas tanto para licenciandos quanto para professores em atuação no magistério, no intuito de oportunizar trocas de experiências em prol do ensino de Astronomia de qualidade nas escolas de Educação Básica, em particular nos Ensinos Fundamental 2 e Médio.-
Descrição: dc.descriptionAstronomy is present throughout human history, from the first observation of the moon phases to mark time, to the advanced study of the secrets kept in intergalactic space. During millennia the movement of the stars has inspired us to unravel the mysteries of the universe and advance our technological knowledge. Thus, we realize that astronomy's study is of vital importance to the formation of citizens that are capable of critical thinking and to the maintenance of a society aware of its place in the universe. Starting from a literature review, we have understood the main problems concerning Astronomy education in Brazil nowadays, which alerted us to the deficit in the training of teachers in the Natural Sciences area and the precariousness of teaching its knowledge objects. Therefore, we have seek to answer the following guiding question: "What is the point of view referring to the Natural Sciences teachers, graduates or in initial training in undergraduate Biological Sciences, Chemistry and Physics courses about the possibilities and difficulties for the insertion of Astronomy’s objects of knowledge in the High School’s curriculum?”. Through the creation of a questionnaire, which was sent to the Public Universities coordinators of Natural Sciences Undergraduate Courses in the State of Rio de Janeiro and to the teachers acting in the same area, we obtained a situation overview of Astronomy teaching, and afterwards, with the analysis and comparison between the answers and bibliography, we could better understand the problems in teachers formation destined to this science. The results agree with many problems addressed by the literature and it indicates the need for an intervention in the Undergraduate Courses curriculum. In this sense, as a contribution to the initial and continuing teachers education in Natural Sciences area, we suggest, through the proposition of compulsory and optional subjects, as well as extracurricular activities of an extension nature, aimed at both undergraduates and practicing teachers, in order to provide opportunities for experiences exchanging in favor of quality Astronomy teaching in Basic Education schools, particularly in Primary and Secondary Education.-
Descrição: dc.description55 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Astronomia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectCiências da Natureza-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Astronomia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectCiências da Natureza-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Palavras-chave: dc.subjectNature Sciences-
Título: dc.titleO ensino de astronomia e a formação de professores: uma proposta de intervenção no currículo das licenciaturas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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