Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Andréa Aparecida Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amado, Beatriz Crittelli | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7339478176562437 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Elisabete dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1513568741029064 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6435604938068879 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Kelli Cristini Crepin de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25751 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760776 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia visa o processo de ensino-aprendizagem da química através do tema-gerador: limpeza de prata, instrumento que irá viabilizar a construção de conhecimentos por meio de assuntos do dia a dia. Em forma de proposta didática, este trabalho sugere o ensino de reações de oxirredução através dos três momentos pedagógicos, sequência didática que permite o processo de aprendizagem através da problematização, organização e aplicação do conhecimento. Ao analisar o tema gerador proposto, almeja-se realizar a interlocução entre o saber científico e o saber cotidiano, evidenciando a importância da química para a humanidade. Esse documento é orientador para professores da área e não houve aplicação devido a pandemia da Covid-19 que impossibilitou as observações junto aos alunos do ensino médio | - |
Descrição: dc.description | This monograph aims at the teaching-learning process of chemistry through the theme generator: cleaning silver, an instrument that will enable the construction of knowledge through everyday matters. In the form of a didactic proposal, this work suggests the teaching of oxidation-reduction reactions through the Three Pedagogical Moments, a didactic sequence that allows the learning process through the questioning, organization and application of knowledge. By analyzing the proposed generator theme, the aim is to establish a dialogue between scientific knowledge and everyday knowledge, highlighting the importance of chemistry for humanity. This document is a guide for teachers in the area and there was no application due to the Covid-19 pandemic, which made observations with high school students impossible | - |
Descrição: dc.description | 63 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química do cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proposta didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Três momentos pedagógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oxirredução de metais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oxidação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Everyday chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic proposal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Three pedagogical moments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metals redox | - |
Título: dc.title | Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: