Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632-
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Elisabete dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1513568741029064-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6435604938068879-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Kelli Cristini Crepin de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25751-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760776-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia visa o processo de ensino-aprendizagem da química através do tema-gerador: limpeza de prata, instrumento que irá viabilizar a construção de conhecimentos por meio de assuntos do dia a dia. Em forma de proposta didática, este trabalho sugere o ensino de reações de oxirredução através dos três momentos pedagógicos, sequência didática que permite o processo de aprendizagem através da problematização, organização e aplicação do conhecimento. Ao analisar o tema gerador proposto, almeja-se realizar a interlocução entre o saber científico e o saber cotidiano, evidenciando a importância da química para a humanidade. Esse documento é orientador para professores da área e não houve aplicação devido a pandemia da Covid-19 que impossibilitou as observações junto aos alunos do ensino médio-
Descrição: dc.descriptionThis monograph aims at the teaching-learning process of chemistry through the theme generator: cleaning silver, an instrument that will enable the construction of knowledge through everyday matters. In the form of a didactic proposal, this work suggests the teaching of oxidation-reduction reactions through the Three Pedagogical Moments, a didactic sequence that allows the learning process through the questioning, organization and application of knowledge. By analyzing the proposed generator theme, the aim is to establish a dialogue between scientific knowledge and everyday knowledge, highlighting the importance of chemistry for humanity. This document is a guide for teachers in the area and there was no application due to the Covid-19 pandemic, which made observations with high school students impossible-
Descrição: dc.description63 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica do cotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectProposta didática-
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectOxirredução de metais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectOxidação-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic proposal-
Palavras-chave: dc.subjectThree pedagogical moments-
Palavras-chave: dc.subjectMetals redox-
Título: dc.titleLimpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.