O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino de corrente contínua e alternada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorais, Maria Carmen-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422-
Autor(es): dc.contributorCaramês, Thiago Roberto da Possa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0327463936831546-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Marciano Alves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0846606173611964-
Autor(es): dc.creatorRocha, Mateus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26414-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760767-
Descrição: dc.descriptionA experimentação na Física tem um papel substancial na necessidade de averiguar uma determinada conjectura teórica. No ensino, o seu uso também tem se mostrado primordial como meio de auxiliar na aprendizagem de forma a contextualizar os conceitos presentes em certas teorias. Essa pesquisa tem por objetivo investigar se a utilização das práticas experimentais, como ferramenta pedagógica, satisfaz na colaboração e motivação da aprendizagem dos alunos, especificamente no estudo de corrente contínua e corrente alternada. Foram utilizados, para as análises, métodos qualitativos e quantitativos, com ajuda de questionários e gráficos comparativos. Para a realização da pesquisa, dois experimentos foram confeccionados com materiais de baixo custo e fácil acesso, onde abordavam conceitos de corrente contínua e alternada. Os resultados obtidos se mostraram convincentes e satisfatórios, pois através das análises, foi percebido um aumento significativo em relação a interação dos alunos com a aula e nas questões respondidas corretamente nos questionários aplicados. Com isso foi possível constatar a importância da experimentação como estratégia didática no estudo das correntes elétricas.-
Descrição: dc.descriptionExperimentation in Physics plays a substantial role in the need to verify a certain theoretical conjecture. In teaching, its use has also proved to be essential as a means of aiding in learning in order to contextualize the concepts present in certain theories. This research aims to investigate whether the use of experimental practices, as a pedagogical tool, satisfies the collaboration and motivation of student learning, specifically in the study of direct current and alternating current. For the analyses, qualitative and quantitative methods were used, with the help of questionnaires and comparative graphs. For the accomplishment of the research, two experiments were made with materials of low cost and easy access, where they approached concepts of direct and alternating current. The results obtained were convincing and satisfactory, because through the analyses, a significant increase was noticed in relation to the students' interaction with the class and in the questions answered correctly in the applied questionnaires. According to this, it was possible to verify the importance of experimentation as a didactic strategy in the study of electric currents.-
Descrição: dc.description62 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação no Ensino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectCorrentes Elétricas-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectCorrente elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation in Physics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectElectric Currents-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental Practices-
Título: dc.titleO uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino de corrente contínua e alternada-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.