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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Wellington Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Damaso, Jose Claudio Garcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Reinaldo Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Hottz, Isaias Damaceno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2291 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760764 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa é comparar a infraestrutura proposta no Plano Diretor de Volta Redonda (PDVR) com o modelo de Curitiba, para verificar sua adequação às características da cidade. O modelo de infraestrutura de Curitiba foi escolhido por ser referência em transporte público no cenário nacional e internacional. Foram levantados pontos relevantes para mobilidade urbana em ambas as cidades. Volta Redonda apresenta problemas similares das demais cidades quanto ao transporte: congestionamentos, excessos de automóveis, falta de infraestrutura, inexistência de opções de locomoção etc. A revisão da literatura visou identificar o conceito de mobilidade urbana, suas implicações e as principais características dos transportes em Curitiba, caracterizando em Estudo de Caso. Para levantamento de dados foi aplicada a técnica da entrevista aos gestores do transporte público de Volta Redonda. Os resultados demonstram que, além do modelo proposto pelo PDVR ser similar ao de Curitiba, a cidade fluminense precisa de investimento de infraestrutura em mobilidade urbana para curto e longo prazo. Concluiu-se que a implementação do PDVR deve contemplar uma infraestrutura de longevidade ao transporte público, já que a exemplo de Curitiba, apesar de ser referência, apresenta problemas após quatro décadas de implantação e está em processo de revisão; os problemas advindos da mobilidade urbana estão fortemente ligados à forma como o governo dispõe de condições de transporte para a população, seja por meio do investimento em infraestrutura, pelo sistema de transporte público oferecido ou pelas condições de acesso, em todas as esferas, à adesão do transporte particular | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automóvel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infraestrutura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Locomoção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automóvel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infraestrutura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Locomoção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte público | - |
Título: dc.title | Mobilidade urbana: o modelo de transporte proposto por Volta Redonda paralelo ao adotado por Curitiba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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