Mobilidade urbana: o modelo de transporte proposto por Volta Redonda paralelo ao adotado por Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Wellington Nascimento-
Autor(es): dc.contributorDamaso, Jose Claudio Garcia-
Autor(es): dc.contributorSilva, Reinaldo Ramos-
Autor(es): dc.creatorHottz, Isaias Damaceno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2291-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760764-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é comparar a infraestrutura proposta no Plano Diretor de Volta Redonda (PDVR) com o modelo de Curitiba, para verificar sua adequação às características da cidade. O modelo de infraestrutura de Curitiba foi escolhido por ser referência em transporte público no cenário nacional e internacional. Foram levantados pontos relevantes para mobilidade urbana em ambas as cidades. Volta Redonda apresenta problemas similares das demais cidades quanto ao transporte: congestionamentos, excessos de automóveis, falta de infraestrutura, inexistência de opções de locomoção etc. A revisão da literatura visou identificar o conceito de mobilidade urbana, suas implicações e as principais características dos transportes em Curitiba, caracterizando em Estudo de Caso. Para levantamento de dados foi aplicada a técnica da entrevista aos gestores do transporte público de Volta Redonda. Os resultados demonstram que, além do modelo proposto pelo PDVR ser similar ao de Curitiba, a cidade fluminense precisa de investimento de infraestrutura em mobilidade urbana para curto e longo prazo. Concluiu-se que a implementação do PDVR deve contemplar uma infraestrutura de longevidade ao transporte público, já que a exemplo de Curitiba, apesar de ser referência, apresenta problemas após quatro décadas de implantação e está em processo de revisão; os problemas advindos da mobilidade urbana estão fortemente ligados à forma como o governo dispõe de condições de transporte para a população, seja por meio do investimento em infraestrutura, pelo sistema de transporte público oferecido ou pelas condições de acesso, em todas as esferas, à adesão do transporte particular-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóvel-
Palavras-chave: dc.subjectInfraestrutura-
Palavras-chave: dc.subjectLocomoção-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte público-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóvel-
Palavras-chave: dc.subjectInfraestrutura-
Palavras-chave: dc.subjectLocomoção-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte público-
Título: dc.titleMobilidade urbana: o modelo de transporte proposto por Volta Redonda paralelo ao adotado por Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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