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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Abreu, Martha Campos | - |
Autor(es): dc.contributor | Marzano, Andrea Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Leonardo Affonso de Miranda | - |
Autor(es): dc.creator | Nepomuceno, Eric Brasil | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28721 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760751 | - |
Descrição: dc.description | O Carnaval é uma festa plural, assim como o conceito Liberdade o é. Sempre que vivenciados, permitem variados significados, dependendo dos atores envolvidos e das relações sociais em jogo. A partir dessas premissas, essa dissertação pretende analisar a festa carnavalesca carioca na última década de vigência do regime escravista no Brasil. Neste período e, sobretudo, nesse espaço urbano, o Carnaval e a Liberdade foram disputados intensamente por diversos grupos sociais. Nestas páginas iremos nos aproximar, num primeiro momento, das percepções de jornalistas e de forças repressivas sobre a atuação da população de cor nessa festa. Em seguida buscaremos maior aproximação com algumas possibilidades de ação festiva da população de cor no carnaval durante os anos de maior intensificação das lutas por liberdade e expansão dos seus limites. Através dos que se fantasiavam de diabinhos e daqueles que participavam de Cucumbis procurei um maior entendimento dos significados e estratégias que muitos homens e mulheres de cor construíram nos dias de carnaval da Corte às vésperas da abolição da escravidão. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | The Carnival is a plural festival as well as the concept of freedom. When they are tested in practice, they allows multiple meanings, depending of actors and social relations involved. From that point, this research intents to analyze the carnival festival of Rio de Janeiro in the 1880‟s. In this decade and, mainly, on this urban space, the Carnival and the Freedom were disputed intensely by many social groups. In these next pages we will approximate, at first, of journalists and repressive forces‟ perception of colored people‟s carnival action. Then, we will try to approximate with this colored people‟s carnival action at the time when the freedom struggle was intensified. Searching for better ways of understanding the meanings and strategies built for black men and women during Rio‟s carnival, I looked for those who used diabinho‟s costume and those who participated of Cucumbi‟s group on the eve of slavery abolition. For the reason that they were a very important expressions of individual and collective forms of carnival action. | - |
Descrição: dc.description | 244 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carnaval - aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento abolicionista | - |
Título: dc.title | Carnavais da abolição: diabos e cucumbis no Rio de Janeiro (1879-1888) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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