Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Sandro Tiago da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Suzete Araújo Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Muline, Leonardo Salvalaio | - |
Autor(es): dc.contributor | Meireles, Rosana Maria do Prado Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Suelen Adriani | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Neuza Rejane Wille | - |
Autor(es): dc.creator | Affonso, Eliane Maria de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29940 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760750 | - |
Descrição: dc.description | Entende-se a educação inclusiva a partir de princípios políticos, culturais, sociais e pedagógicos que a colocam como um direito de respeito e reconhecimento da diversidade humana. Percebe-se que as dificuldades e precariedades na adaptação dos conteúdos e atividades para atender o público surdo acabam impossibilitando o atendimento efetivo das demandas educacionais. Diante do exposto, o estudo em tela realizou levantamento de literatura específica no ensino de Ciências Naturais e legislações, identificou as competências e habilidades mínimas delimitadas na Base Nacional Curricular Comum que norteiam o ensino de Ciências na Educação Básica, especificando os problemas sinalizados na análise documental que dificultam a compreensão dos conceitos científicos pelos estudantes surdos. Por meio da pesquisa qualitativa, pautada na metodologia da análise documental, tomamos por base as plataformas de busca Google Acadêmico, SciELO, ARCA Fiocruz e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) na exploração de artigos, trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses que apresentassem como essência o ensino de Ciências Naturais para alunos surdos por meio de jogos educativos, no recorte temporal entre 2008 e 2019. A pesquisa abarcou quatro etapas, sendo iniciada com a pré-análise, onde os objetivos foram propostos e a criação do plano de trabalho traçada. Em seguida, foi realizada a organização de materiais, na qual foram coletados os documentos para análise e as informações relevantes agrupadas. A terceira etapa foi composta pelo tratamento dos dados, onde as análises e interpretações das informações foram ponderadas em articulação com nossos referenciais teóricos. Podemos inferir que a necessidade de recursos didáticos, em específico, os jogos educativos, facilitadores da aprendizagem da disciplina em destaque, não está restrita ao público da educação especial, englobando também o público da educação básica, expondo a complexidade dos conteúdos ministrados. Apoiados nessa evidenciação, na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e no conceito de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), a última etapa culminou na construção de um Guia para Adaptação de Jogos Inclusivos para surdos na disciplina de Ciências Naturais. | - |
Descrição: dc.description | Inclusive education is understood based on political, cultural, social and pedagogical principles that place it as a right of respect and recognition of human diversity. It is noticed that the difficulties and precariousness in adapting the contents and activities to serve the deaf audience end up making it impossible to effectively meet the educational demands. Given the above, the study on screen carried out a survey of specific literature in the teaching of Natural Sciences and legislation, identified the minimum competences and skills delimited in the Common National Curricular Base that guide the teaching of Science in Basic Education, specifying the problems signaled in the documentary analysis that make it difficult for deaf students to understand scientific concepts. Through qualitative research, based on the documental analysis methodology, we based on the Google Scholar, SciELO, ARCA Fiocruz and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) search platforms in the exploration of articles, course conclusion work (TCC) ), dissertations and theses that had as their essence the teaching of Natural Sciences for deaf students through educational games, in the time frame between 2008 and 2019. The research covered four stages, starting with the pre-analysis, where the objectives were proposed and the creation of the planned work plan. Then, the organization of materials was carried out, in which the documents were collected for analysis and the relevant information grouped. The third stage consisted of data treatment, where the analysis and interpretation of the information were considered in conjunction with our theoretical frameworks. We can infer that the need for educational resources, in particular, educational games, facilitators of the learning of the highlighted discipline, is not restricted to the public of special education, it also encompasses the public of basic education, exposing the complexity of the contents taught. Supported by this disclosure, Special Education from the perspective of Inclusive Education and the concept of Universal Design for Learning (DUA), the last step culminated in the construction of a Guide for Adaptation of Inclusive Games for the deaf in the discipline of Natural Sciences. | - |
Descrição: dc.description | 136 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências, Educação Inclusiva, Jogo Educativo, Surdo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva, Ensino da Ciência, Surdo, Jogo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Teaching, Inclusive Education, Educational Game, Deaf | - |
Título: dc.title | A escuta do olhar: um guia para adaptação de jogos inclusivos para surdos na disciplina de Ciências Naturais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: