Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Silvânia Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ladário da | - |
Autor(es): dc.contributor | Zarro, Carlos Augusto Domingues | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5493355669668216 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8148904322500734 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3743563498830737 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4207417342090177 | - |
Autor(es): dc.creator | Monsores, Danilo da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:57:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:57:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13264 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.13944664710 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760746 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um produto educacional que visa a utilização do aplicativo EveryCircuit juntamente com a realização de experimentos na discussão do tópico de circuitos elétricos em turmas do ensino médio. Para auxiliar e embasar o desenvolvimento deste produto foram utilizados alguns pontos de quatro vertentes pedagógicas: a aprendizagem significativa de Ausubel, o ensino por investigação, o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a experimentação em sala de aula. Os roteiros são formados por questionamentos e procedimentos que são divididos em cinco etapas. A primeira destas etapas, baseada no uso do aplicativo, contou com a apresentação do aplicativo, as intruções de instalação e o manuseio de suas ferramentas. A segunda etapa, intitulada questões problematizadoras (motivadoras), era composta por questionamentos cujo objetivo era levantar os conhecimentos prévios dos alunos e motivá-los para as etapas seguintes. A etapa seguinte, denominada laboratório virtual, foi composta por procedimentos que foram abordados através do aplicativo EveryCircuit. A quarta etapa consistiu de uma prática laboratorial na qual o foco foi a montagem de experimentos simulados anteriormente no aplicativo. Como uma etapa complementar, consideramos um questionário de análise composto por questões e problemas que levaram o aluno a refletir sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da atividade. A partir da análise de dados, foi possível concluir que o uso das TICs em conjunto com a experimentação, norteadas pela sequência didática, não só foi eficaz no aprofundamento do tópico, mas também despertou o interesse dos alunos no que diz respeito ao conteúdo de circuito elétrico e suas aplicações, possibilitando uma aprendizagem significativa | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents the development of a educational product that aims to use the EveryCircuit together with the performance of experiments in the discussion of the topic of electrical circuit in high school classes. To assist and support the development of this product were used some points of four pedagogical strands: the meaningful learning of Ausubel, the teaching by investigation, the use of information and communication technologies and the use of experimentation in the classroom. The scripts were composed by questions and procedures which were divided in five steps. The first step, based on the mobile app, had the software presentation, the instruction for installation and the handling of the tools. The second stage, entitled “motivating questions”, was composed by questions whose objectives were to determine the previous knowledge of the students in order to motivate them for the following stages. The next step, called virtual laboratory, was composed by procedures which were addressed by means of the EveryCircuit. The fourth step consisted of a laboratory practice in which the focus was the assembly of experiments previously simulated in the EveryCircuit. As a complementary step, we considered one questionnaire formed by questions and exercises which leads to the reflection concerning the knowledge acquired during the activity. From the data analysis, it was possible to conclude that the use of information and communication technologies together with the experimentation, guided by the teaching sequence, not only was effective in the deepening the topic but also aroused the student’s interest with respect to the topic of circuit and its applications, enabling meaningful learning | - |
Descrição: dc.description | 153f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | EveryCircuit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuitos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | TICs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objetivo educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuito elétrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric circuit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and communication technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaninful learning | - |
Título: dc.title | Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio | - |
Título: dc.title | Using the EveryCircuit application as a significant learning tool in practical classes of electrical circuits in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: