Inclusão de crianças com Síndrome de Rett na educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar Mello e-
Autor(es): dc.contributorPisetta, Maria Angélica Augusto de Mello-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Carina de Bragança-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/23927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760741-
Descrição: dc.descriptionAssim como a misoginia, a homofobia e o racismo, o capacitismo se apresenta como mais uma forma de discriminação à um grupo social: a pessoa com deficiência. Atribui ao seu público-alvo um estigma de incapacidade de assumir certas condutas e viver uma vida plena devido ao seu déficit que, não é impeditivo para que possam existir de modo potente. Podemos encontrar esse preconceito presente até mesmo dentro de suas casas, o que acarreta em crianças com deficiência privadas de seus direitos, como o acesso à Educação. Mostraremos o caso de uma criança com Síndrome de Rett - um transtorno do desenvolvimento bioneurológico causado por mutações genéticas que comprometem o sistema motor global - que nunca frequentou a escola e deu origem a essa pesquisa. Essa privação também é decorrente de uma falta de investimento em políticas de inclusão, que acarreta em escolas públicas despreparadas para receber todas as crianças, apesar de no Brasil esse direito já ser garantido por mecanismos legais e estudos comprovarem que a criança com Síndrome de Rett compreende muito mais do que conseguem expressar em linguagem. Sendo necessária a sua inclusão nas escolas regulares desde a educação infantil. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho teórico, mas que procurou, também, fazer uso de princípios metodológicos empíricos e do estudo de caso.-
Descrição: dc.descriptionAs well as misogyny, homophobia and racism, capacitation presents itself as another form of discrimination against a social group: the person with a disability. It attributes to its target audience a stigma of inability to assume certain behaviors and live a full life due to their deficit, which does not prevent them from existing in a powerful way. We can find this prejudice present even within their homes, which results in children with disabilities deprived of their rights, such as access to education. We will show the case of a child with Rett Syndrome - a neurological developmental disorder caused by genetic mutations that compromise the global motor system - who never attended school and gave rise to this research. This deprivation is also due to a lack of investment in inclusion policies, which results in public schools unprepared to receive all children, although in Brazil this right is already guaranteed by legal mechanisms and studies show that children with Rett Syndrome understand much more than they can express in language. Its inclusion in regular schools from early childhood education is necessary. This is a qualitative study of a theoretical nature, but it also sought to make use of empirical methodological principles and the case study.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva, Síndrome de Rett, Educação Infantil, Capacitismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome de Rett-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive Education, Rett Syndrome, Early Childhood Education, Capacitance-
Título: dc.titleInclusão de crianças com Síndrome de Rett na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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