Utilização de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em escolas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Georgia Regina Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.contributorBedim, Juçara Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorRibas, Sávio Gurgel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27569-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760738-
Descrição: dc.descriptionAtualmente, existem diversas variações de tecnologias que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiências. A Tecnologia Assistiva (TA) foi desenvolvida com o objetivo de dar mais autonomia e qualidade de vida para pessoas com deficiência na sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa busca verificar a aplicabilidade da TA no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua -RJ, através de um curso de capacitação para os docentes. Para a elaboração da pesquisa, o método utilizado foi o estudo de caso. Após a realização do levantamento do estado da arte, identificando áreas que dialogam com a pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto ao público alvo, utilizando questionários como principal instrumento de pesquisa. Através de serviços, foram realizadas intervenções no seguimento prático, nas quatro escolas municipais classificadas como escolas A, B, C e D, a análise da formação dos professores que atuam diretamente com alunos com deficiência, englobando também discussões sobre o entendimento dos professores em relação à TA no âmbito computacional, estabelecendo um curso para implementação da TA na escola e a viabilidade de proposições de serviços educacionais. Foram realizadas observações, entrevistas e questionários elaborados, objetivando-se responder especificidades de cada realidade da escola e do docente. Os resultados do trabalho realizado com os professores garantiram uma troca de saberes principalmente através do relato dos professores. Com base na proposta dos recursos computacionais, os professores validaram a utilização da TA em seu trabalho docente, em especial, pelo impacto que esses recursos podem ter no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma visão ampla em relação ao aluno com deficiência, construindo conhecimento de meios alternativos para escrita, comunicação e mobilidade nas aulas.-
Descrição: dc.descriptionThere are several variations of technologies, being the focus of this work in those that help the teaching and learning process of students with disabilities, Assistive Technology (AT), developed with the aim of giving more autonomy and quality of life for people with disabilities in society. In this sense, this research seeks to verify the applicability of TA in the teaching and learning process in public schools of the municipal network of Santo Antônio de Pádua-RJ, through a training course for teachers. For the elaboration of the research, the method used was the case study. After conducting a survey of the state of the art identifying areas that dialogue with the research, semi-structured interviews were conducted with the target public, using questionnaires as the main research instrument. Through services, interventions were carried out in the practical follow-up, in the four municipal schools classified as schools A, B, C and D, the analysis of the training of teachers who work directly with students with disabilities, also encompassing discussions about the teachers' understanding of AT in the computational scope, establishing a course for the implementation of AT in the school and the feasibility of propositions of educational services. Observations, interviews and questionnaires were elaborated, aiming to answer specificities of each reality of the school and the teacher. The results of the work carried out with the teachers ensured an exchange of knowledge mainly through the teachers' reports. Based on the proposal of computational resources, teachers validated the use of AT in their teaching work, mainly due to the impact that these resources can have on the teaching and learning process, allowing a broad vision regarding the student with disabilities, building knowledge of alternative means for writing, communication and mobility in class.-
Descrição: dc.description96 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistiva-
Palavras-chave: dc.subjectComputação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAssistive Technology-
Palavras-chave: dc.subjectComputing-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with disabilities-
Título: dc.titleUtilização de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em escolas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.