Ensino de Ciências nos anos iniciais e letramento científico: importância e história das vacinas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorMarinho, Elysiane-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.creatorD’ ara, Alexandra Gisbert Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:57:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:57:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32063-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760719-
Descrição: dc.descriptionO atual momento da Pandemia de Covid-19, onde há muitas notícias não verdadeiras sendo propagadas, faz com que muitas dúvidas ganhem espaço entre a população. Principalmente com relação à credibilidade da ciência e das vacinas. Nesse sentido, fica clara a importância do desenvolvimento do letramento científico desde os anos iniciais, pois o conhecimento a respeito dos assuntos relativos à saúde do indivíduo e seus direitos são essenciais para vida de um cidadão. Quando chegam à escola as crianças já possuem conhecimentos prévios sobre o mundo a sua volta que podem ser ampliados e modificados. Dessa maneira, o presente trabalho procurou refletir acerca da relevância do ensino de Ciências nos anos iniciais, com ênfase no conhecimento sobre a eficácia das vacinas e a história de sua produção, visando o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes, a partir da realização de um conjunto de atividades sobre o tema. Dessa forma, no contexto de um projeto de Extensão Universitária, foi criado um circuito de atividades remotas, composto por dois encontros, com as seguintes temáticas: Coronavírus/Covid-19 (primeiro encontro) e Vacinas/História de Oswaldo Cruz (segundo encontro). Esse circuito foi aplicado de forma remota, através das plataformas Zoom e Google Meet, em duas turmas do Ensino Fundamental I, de uma escola pública de Niterói, RJ. Entre as estratégias e recursos didáticos, foram utilizados apresentação em slide, discussões, teatro de fantoche, jogo, pesquisa, produção textual e de desenhos. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados obtidos nas atividades, levando-se em conta, sobretudo, a participação e interesse dos alunos, suas perguntas e respostas mais frequentes e o funcionamento das estratégias e recursos para os objetivos pretendidos. Nesse sentido, foram analisados os desenhos, cartazes e produção textual dos alunos, além de relatos dos monitores participantes. A partir dos resultados, foi possível notar a potencialidade do ensino de Ciências nos anos iniciais para desenvolver o letramento científico, evidenciando-se a apropriação, pelos alunos, de conteúdos abordados durante o circuito, que foram expressos em suas produções.-
Descrição: dc.descriptionThe current Pandemic moment, where there is a lot of untrue news being propagated, makes many doubts gain space. Mainly regarding the credibility of science and vaccines. In this sense, it is clear the importance of developing scientific literacy since the early years, because the knowledge about issues related to individual health and their rights are essential for the life of a citizen. When they arrive at school, children already have prior knowledge about the world around them, which can be expanded and modified. Thus, this paper sought to reflect on the relevance of teaching science in the early years, with emphasis on knowledge about the effectiveness of vaccines and the history of their production, aiming to develop scientific literacy of students, from the implementation of a set of practical activities on the subject. Thus, in the context of a University Extension project, a circuit of remote activities was created, consisting of two meetings, with the following themes: Coronavirus/Covid-19 (first meeting) and Vaccines/History of Oswaldo Cruz (second meeting). This circuit was applied remotely, using the Zoom and Google Meet platforms, in two classes of Elementary I, in a public school in Niterói, RJ. Among the teaching strategies and resources used were slide presentations, discussions, puppet theater, games, research, text and drawing production. A qualitative analysis of the data obtained in the activities was carried out, taking into account, above all, the participation and interest of the students, their most frequent questions and answers, and the functioning of the strategies and resources for the intended objectives. In this sense, the drawings, posters and textual production of the students were analyzed, as well as reports from the participating monitors. From the results, it was possible to note the potential of science teaching in the early years to develop scientific literacy, evidencing the appropriation, by students, of content covered during the circuit, which were expressed in their productions.-
Descrição: dc.description59 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências, anos iniciais do Ensino Fundamental, letramento científico, vacinas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Ciência, Vacina, Recurso didático, Ensino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching, early years, scientific literacy, vaccines-
Título: dc.titleEnsino de Ciências nos anos iniciais e letramento científico: importância e história das vacinas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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