Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantiago, Mylene Cristina-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorBraem, Eloisa Porto Corrêa Allevato-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Carla Alves Essinger de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14997-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760674-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho discorre sobre a relação entre a Literatura Infantil Afro- Brasileira e as identidades das crianças negras em uma escola pública. Nosso foco de investigação foi o trabalho de campo realizado em uma escola municipal da Rede de Niterói e seus aspectos ligados às relações entre alunos e professores, as visões de algumas educadoras que atuam nesta unidade escolar e, principalmente, as intervenções realizadas, através das chamadas, oficinas literárias. Estas foram constituídas a partir de contação de histórias de matriz Africana com o objetivo de provocar conversas e debates acerca da processo identitário do aluno(a) negro(a). O cerne da pesquisa encontra-se na verificação das possibilidades de utilização da Literatura Afro-Brasileira como motivadora da assunção das identidades da criança negra, favorecendo o fortalecimento de sua autoestima. Além disso, a pesquisa visou entender, se atividades desta natureza, poderiam colaborar de alguma forma, na diminuição de atitudes preconceituosas e racistas entre os educandos da escola pesquisada. O referencial teórico se baseou em autores cujas obras abordam a temática racial, tais como Kabenguele Munanga, Nilma Lino Gomes, entre outros pesquisadores que abordam a questão do negro. Já o referencial documental configurou na compreensão da Lei n. 10.639/03 e suas Diretrizes Curriculares para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira, contidas no Parecer CNE/CP n. 3 /2004. Adotamos a pesquisa de intervenção pedagógica, através da qual, o trabalho se desenvolvia de acordo com a observação e com as atividades empregadas nas turmas da referida escola para a obtenção de dados. Os resultados obtidos indicam que a partir das atividades realizadas, os alunos envolvidos demonstraram maior autonomia, criticidade e mudanças atitudinais no que tange às situações de preconceito e discriminação raciais, como também, em relação aos processos identitários-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses the relationship between Afro-Brazilian Literature and the identity of the black child in the public school. Our research focus was the fieldwork carried out in a municipal school of the Niterói Network and its aspects related to the relations between students and teachers, the visions of some educators who work in this school unit and, mainly, the interventions carried out through the calls, literary workshops. These were constituted from the counting of stories of African matrix with the aim of provoking conversations and debates about the identity process of the black student. At the heart of the research is the verification of the possibilities of using Afro-Brazilian Literature as motivating the assumption of the identity of the black child, favoring the strengthening of their self-esteem. In addition, the research aimed to understand, if activities of this nature, could collaborate in some way, in the reduction of prejudiced and racist attitudes among the students of the school researched. The theoretical reference was based on authors whose works deal with the theme of the race, such as Kabenguele Munanga, Nilma Lino Gomes, among other researchers who approach the question of black. On the other hand, the documentary referential established the understanding of Law no 10.639 / 03 and its Curricular Guidelines for Teaching Afro-Brazilian History and Culture, contained in CNE / CP no. 3/2004. We adopted the methodology of action research, through which the work developed according to the observation and with the activities employed in the classes of said school to obtain data. The results indicate that from the activities carried out, the students involved demonstrated greater autonomy, criticality and attitudinal changes in relation to situations of racial prejudice and discrimination, as well as in relation to identity processes-
Descrição: dc.description103 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidades negras-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectLei n. 10.639/03-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infanto juvenil-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectNegro-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectChildren’s literature-
Palavras-chave: dc.subjectBlack identities-
Palavras-chave: dc.subjectElementary School-
Palavras-chave: dc.subjectLaw 10.639/03-
Título: dc.titleLiteratura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.