A imagem turística da cidade do Rio de Janeiro projetada em portais digitais internacionais de notícia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMayer, Verônica Feder-
Autor(es): dc.contributorVieira, Camila Vaz Mattos Fraga-
Autor(es): dc.contributorVilela, Eduardo Antonio Pacheco-
Autor(es): dc.creatorArêas, Giovanna Rangel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21982-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760669-
Descrição: dc.descriptionComo forma de desvendar qual a imagem turística do Rio de Janeiro projetada nos portais digitais internacionais de notícia, neste trabalho busca-se compreender quais fatores contribuem para a construção da imagem da cidade carioca e como eles são retratados nas reportagens divulgadas sobre o Rio de Janeiro. Utilizando a análise de conteúdo como metodologia de análise, os veículos NY Times e El País ofereceram 120 publicações que foram coletadas com o intuito de averiguar, dentro do contexto temporal entre 2017 e 2019, como a reputação do Rio de Janeiro se mantém no cenário estrangeiro, gerando o questionamento de como isso influencia os turistas no momento de eleger a cidade como destino turístico. Os resultados dessa análise permitem afirmar que ao abordar a cidade do Rio de Janeiro, os veículos midiáticos internacionais destacam os aspectos negativos da cidade, refletindo em uma imagem turística desfavorável, reproduzida pelos portais digitais de notícia estrangeiros, possivelmente influenciando na escolha do Rio de Janeiro como lugar a ser visitado-
Descrição: dc.descriptionThis work seeks to understand which factors contribute to constructing the image of the city of Rio de Janeiro and how they are portrayed in the reports published about it to discover the tourist image projected on the international digital news portals. Using content analysis as the methodology of analysis, the NY Times and El País offered 120 publications that were collected in order to ascertain, within the temporal context between 2017 and 2019, how Rio de Janeiro's reputation is maintained in the foreign scenario, generating the question of how this influences tourists when choosing the city as a tourist destination. The results of this analysis allow us to affirm that when approaching the city of Rio de Janeiro, international media outlets highlight the negative aspects of the city, reflecting on an unfavorable tourist image, reproduced by foreign digital news portals, possibly influencing the choice of Rio de Janeiro as a place to visit-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectPortais digitais de notícias-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectPortal-
Palavras-chave: dc.subjectImage-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectDigital news portals-
Título: dc.titleA imagem turística da cidade do Rio de Janeiro projetada em portais digitais internacionais de notícia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.