Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, José Benjamim Picado Sousa e-
Autor(es): dc.contributorEssus, Ana Maria-
Autor(es): dc.contributorLissovsky, Maurício-
Autor(es): dc.creatorRomão, Douglas Feitosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21806-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760664-
Descrição: dc.descriptionO objeto central desta dissertação são as origens do fotojornalismo moderno na Alemanha, entre os anos de 1925 e 1933. Verificando revistas ilustradas populares, como Berlliner Illustrirte Zeitung, e de sua crítica contemporânea, busca-se compreender se seria possível entendê-las com uma noção de “estética da transparência”. Para que se chegasse na pesquisa empírica, delineou-se algumas noções sobre o moderno e modernidade, na expectativa de se compreender os processos culturais e regimes de visualidade do início dos anos 1920 como seus desdobramentos, bem como partindo de algumas reflexões de Charles Baudelaire para se pensar a modernidade estética e com ela a fotografia. Além disso, buscou-se compreender se seria possível um diálogo entre realismo e modernismos, dentro do recorte alemão. Pensou-se a República de Weimar como espaço democrático de rearticulação política, econômica e social, no qual a fotografia teria sido articulada pelo campo artístico como a da Neues Sehen (Nova Visão), por Lászlo Moholy-Nagy, e da Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade), por Albert Renger-Patzsch, exercendo sobre a produção fotográfica no jornalismo algumas de suas condições para sua modernização. Refletiu-se por fim, sobre a modernização do fotojornalismo na República de Weimar a partir das revistas ilustradas, tendo como base o uso das séries fotográficas potencialmente narrando fatos jornalísticos, principalmente a partir de algumas fotografias de Erich Salomon e Felix H. Man. O estudo permitiu verificar que o amadurecimento do fotojornalismo atendia uma demanda do público leitor alemão por fatos, reforçando uma certa ideologia profissional de objetividade. Tendo sido possível pela coincidência de relações, como fotógrafos dispostos a produzir muitas imagens de variadas formas estéticas sob uma diversidade de condições, aliados à liberdade do poder editorial e sua experimentação, além da formação de agências fotográficas que passaram a ordenar o trabalho fotográfico juntamente ao relato escrito.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe origins of modern photojournalism in Germany, during the yeas 1925-1933, is the central object of this dissertation. Checking popular illustrated magazines, such as Berlliner Illustrirte Zeitung, and their contemporary critics, one seeks to know if could understand them with a notion of “aesthetic of transparency”. In order to arrive at the empirical research, some notions about the modern and modernity were delineated, hoping to understand the cultural processes and regimes of visuality of the beginning of 1920s as its unfolding, as well as starting from some reflections of Charles Baudelaire to think the aesthetic experience of modernity and its relation with photography. In addition, it was tried to understand if a dialogue between realism and modernisms could be possible, within the German context. The Weimar Republic was thought of as a democratic space for political, economic and social rearticulation, in which photography would have been articulated by the artistic field such as Neues Sehen (New Vision), by Lászlo Moholy-Nagy, and Neue Sachlichkeit Objectivity), by Albert Renger-Patzsch, exerting on the photographic production in journalism some of its conditions for its modernization. Finally, it was reflected on the modernization of the photojournalism in the Weimar Republic from the illustrated magazines study, based on the use of the photographic series potentially narrating journalistic facts, mainly from some photographs of Erich Salomon and Felix H. Man. This study allowed us to verify that the ripening of photojournalism met a demand of the German reading public for facts, reinforcing a certain professional ideology of objectivity. Having been possible by the coincidence of relations, as photographers willing to produce many images of various aesthetic forms under a diversity of conditions, allied to the freedom of editorial power and its experimentation, besides the rising of photographic agencies that began to order photographic work with the written report.-
Descrição: dc.description177f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFotojornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectRealismo-
Palavras-chave: dc.subjectRevista ilustrada-
Palavras-chave: dc.subjectFotojornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectPhotojournalism-
Palavras-chave: dc.subjectPhotography-
Palavras-chave: dc.subjectModernity-
Palavras-chave: dc.subjectAeshetics-
Palavras-chave: dc.subjectRealism-
Palavras-chave: dc.subjectIllustrated Magazines-
Título: dc.titleEstética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.