Cultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduina Mont’Alverne Braun-
Autor(es): dc.contributorNhary, Tânia Costa-
Autor(es): dc.contributorPimentel, Eduardo Menezes-
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorMerendino, Rosane Barbosa-
Autor(es): dc.contributorGuedes, Adrianne Ogêda-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/./7522215378694164-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0529668302505342-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gilmar Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15861-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/POSEDUC.2017.d.82057079449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760624-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo foi compreender a festa junina na jornada da religação de saberes e afetos na escola, considerando sua dimensão cultural na qual se realizam as práticas simbólicas organizadoras do real social. Observando até que ponto estas festas colaboram com a formação educacional e humana na escola, interessa entender a festa como possibilidade da criação de alma no espaço escolar. Ou seja, o que dizem a partir das festas juninas na escola? Os sujeitos da pesquisa contam com representantes da comunidade escolar como professores, alunos, funcionários, coordenação e uma mãe. As heurísticas adotadas foram as entrevistas narrativas, pinturas em telas, imagens e depoimentos dos envolvidos do grupo. O material é analisado sob a perspectiva teórico-metodológica da Antropologia das Organizações e da Educação, pautada nos princípios da epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, da Antropologia do Imaginário de G. Durand e a Sociologia do Cotidiano de Maffesoli, das importantes contribuições dos postulados de James Hillman, em seus escritos sobre a alma, e outros autores da área de arte, filosofia e sociologia. Percebe-se que as festas, em especial a festa junina na escola, carecem de um olhar mais atento por parte daqueles que estão envolvidos no processo educacional. Nela a vida se manifesta de forma vívida para além das quatro paredes da sala de aula e revela uma alma em constante construção que precisa ser alimentada não somente nas festas, mas também no cotidiano escolar; Desta compreensão emergem possibilidades de um trabalho mais orgânico, solidário, compreensivo e comprometido com a escola, respeitando as diferenças e reforçando que o afeto e a razão podem ser a chave de uma educação que preza igualmente o prosaico e o poético, a dimensão da norma e a dimensão da vida, a razão e a emoção. Essa emergência aparece de forma intensa nas narrativas e imagens produzidas pelos entrevistados, sobretudo quando o assunto se refere às relações entre os estudantes, a escola e a família-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study was to understand the Festa Junina in the journey of the reconnection of knowledge and affection in school, considering its cultural dimension in which the symbolic practices that organize the social reality take place. Observing the extent to which these parties collaborate with the educational and human formation in the school, it is important to understand the party as a possibility of the creation of soul in the school space. That is, what do they say from the June Festivities at school? The research subjects include representatives of the school community as teachers, students, staff, coordination and a mother. The heuristics adopted were narrative interviews, paintings on canvas, images and testimonies of those involved in the group. The material is analyzed from the theoretical-methodological perspective of the Anthropologies of Organizations and Education, based on the principles of the epistemology of the complexity by Edgar Morin, of the Anthropology of the Imaginary, by G. Durand and the Sociology of the everyday life by Maffesol and of the important contributions of the postulates of James Hillman, in his writings on the soul, and other authors of the area of art, philosophy and sociology. It is noticed that the parties, especially the Junina Party in the school, needs a closer look on those who are involved in the educational process. In it life manifests itself vividly beyond the four walls of the classroom and reveals a soul in constant construction that needs to be nurtured not only at parties but also in school everyday; From this understanding emerges possibilities for a more organic, supportive, understanding and committed work with the school, respecting the differences, and strengthening that affection and reason can be the key to an education that reinforces the prosaic and the poetic perspectives, the norm and the life dimension, the reason and the emotion. This emergence appears intensely in the narratives and images produced by the interviews, especially when the subject refers to the relationships between the students, the school and the family-
Descrição: dc.description232 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFesta junina-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectAlma-
Palavras-chave: dc.subjectIimaginário educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectFesta religiosa-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectJune festival-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectSoul-
Palavras-chave: dc.subjectEducational imaginary-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Título: dc.titleCultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.