A transição da inserção de enfermeiras obstétricas em sala de parto de hospital de ensino como estratégia do projeto Apice on para a ressignificação do parto e nascimento: um estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Valdecyr Herdy-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5447343127674320-
Autor(es): dc.contributorGomes, Maria Auxiliadora S. Mendes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0224928878835303-
Autor(es): dc.contributorDias, Marcos Augusto Bastos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8031974589549952-
Autor(es): dc.contributorPereira, Audrey Vidal-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2510148795147954-
Autor(es): dc.contributorVieira, Bianca Dargam Gomes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6359217602166781-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6512740997174163-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Thalita Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31507-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760622-
Descrição: dc.descriptionO Ministério da Saúde, ao longo de quatro décadas, empenha-se na formulação de proposições políticas que determinem avanços na atenção à saúde das mulheres sustentados por evidências científicas. Recentemente, em 2017, lança o Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On). Propunha qualificar e reconfigurar os processos de atenção, gestão e formação em obstetrícia e neonatologia em 97 Hospitais de Ensino do país, cenários responsáveis pelo desenvolvimento dos futuros profissionais de saúde. O objetivo desta pesquisa é compreender a transição da inserção da enfermeira obstétrica em Sala de Parto a partir do Projeto Apice On em uma Instituição Federal de Ensino, Pesquisa e Assistência, por meio da Teoria das Transições de Afaf Meleis. Trata-se de um estudo de caso único, do tipo descritivo, sustentado pela abordagem do método misto, a partir do Projeto Incorporado Concomitante. No âmbito qualitativo participaram 10 enfermeiras obstétricas e 8 médicos obstetras assistenciais e gestores envolvidos na implantação desta política de saúde nesta Instituição de Ensino, localizada no município do Rio de Janeiro. A coleta de dados fundamentou-se na entrevista semiestruturada aplicada nos meses de outubro de 2021 a abril de 2022 e, posteriormente, submetida a análise de conteúdo temática de Bardin, com apoio do software ATLAS.ti. Sob a vertente quantitativa as variáveis registradas no livro de indicadores obstétricos referentes ao período de maio de 2018 a junho de 2020 foram lançadas no software Epi Info 7® e submetidos a estatística descritiva via Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)®. Os resultados qualitativos descreveram a percepção dos participantes sobre a trajetória de execução do projeto Apice On, as nuances que perpassaram a inserção da enfermeira obstétrica em sala de parto e a compreensão do modelo colaborativo em obstetrícia em hospital de ensino. Alguns indicadores obstétricos elucidaram o alinhamento das práticas profissionais quanto às boas condutas obstétricas e neonatais descritas em diretrizes nacionais e internacionais. Mediante a correlação dos dados conclui-se que no campo da qualificação da gestão faz-se necessário ampliar fluxos comunicacionais organizacionais sobre as diretrizes políticas institucionais assim como utilizar os indicadores como ferramenta de avaliação e divulgação; no campo da qualificação da formação, resgatar preceitos da educação interprofissional entre os programas de residência médica em obstetrícia e ginecologia e de enfermagem obstétrica como caminho para se efetivar a longo prazo a prática colaborativa em obstetrícia; e no campo da qualificação da atenção considerar como imprescindível a plena atuação da enfermeira obstétrica, seja no acompanhamento a gestantes de risco habitual, seu escopo profissional, mas também na oferta de cuidado humanizado e vigilância necessária às mulheres com alto risco gestacional.-
Descrição: dc.descriptionFor four decades, the Ministry of Health has been trying to formulate policy proposals that determine advances in women's health care. These proposals are supported by scientific evidence. Recently, in 2017, it launched the Project for Improvement and Innovation in Care and Teaching in Obstetrics and Neonatology (Apice On). Its objective was to qualify and redesign the processes of care, management and training in obstetrics and neonatology in 97 teaching hospitals throughout the country. These hospitals are responsible for training future health professionals. Based on the Apice On project in a federal teaching, research and care institution, the aim of this study is to understand the transition of the obstetric nurse's role in the delivery room using Afaf Meleis' Transitions Theory. Based on the Incorporated Concomitant Project, this is a descriptive single case study using a mixed methods approach. The qualitative field comprised 10 obstetric nurses and 8 obstetricians and managers involved in the implementation of this health policy in this educational institution in the municipality of Rio de Janeiro. Data were collected through semi-structured interviews conducted between October 2021 and April 2022 and then subjected to thematic content analysis according to Bardin using ATLAS.ti.software.Regarding the quantitative aspect, descriptive statistics analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)® by entering the variables recorded in the obstetric indicator book between May 2018 and June 2020 in Epi Info 7® software. Qualitative results described participants' perceptions of the Apice On project implementation, the nuances that permeated the obstetric nurse's insertion in the delivery room, and the understanding of the collaborative obstetric model in a teaching hospital. Some obstetric indicators clarified the alignment of professional practices regarding good obstetric and neonatal practices described in national and international guidelines. The correlation of the data allows us to draw the following conclusions: in the field of management training, the need to expand the flows of organizational communication about institutional policy guidelines, as well as the use of the indicators as a tool for evaluation and dissemination; in the field of training qualification, the importance of rescuing precepts of interprofessional education between medical residency programs in obstetrics and gynecology and obstetric nursing, as a way to achieve shared practice in obstetric and maternity care in the long run; in the field of care qualification, the relevance of considering the full role of the obstetric nurse as essential, both in monitoring pregnant women at normal risk, their professional scope, and in offering humanized care and the necessary vigilance to women at high gestational risk.-
Descrição: dc.descriptionDesde hace cuatro décadas, el Ministerio de Salud del Brasil, si invierte en la formulación de proposiciones políticas que determinen avances en el cuidado de la salud de la mujer apoyadas en evidencias científicas. Recientemente, en 2017, pusoo em marcha el Proyecto de perfeccionamiento y Innovación en la Atención y enseñanza de la Obstetricia y Neonatología (Apice On). Se proponía cualificar y reconfigurar los procesos de atención, gestión y formación en obstetricia y neonatología en 97 Hospitales Universitarios del país, escenarios responsables en el desarrollo de los futuros profesionales de la salud. El objetivo de esta investigación es comprender la transición de la inserción de la enfermera obstétrica en la Sala de Partos del Proyecto Apice On en una Institución Federal de Enseñanza, Investigación y Asistencia, a través de la Teoría de las Transiciones de Afaf Meleis.Trata de un estudio de caso único, de tipo descriptivo, sostenido por el método mixto, a partir de Proyecto Concomitante Incorporado. En el ámbito cualitativo, participaron diez enfermeras obstétricas y ocho médicos obstetras y gestores involucrados en la implementación de esta política de salud en esta Institución de Enseñanza, ubicada en la ciudad de Rio de Janeiro. La recolección de datos se basó en la entrevista semiestructurada aplicada de octubre de 2021 a abril de 2022 y posteriormente sometida al análisis de contenido de Bardin, con el apoyo del software ATLAS.ti. Bajo el aspecto cuantitativo, las variables registradas en el libro de indicadores obstétricos para el período de mayo de 2018 a junio de 2020, fueron lanzadas en el software Epi Info 7® y sometidas a estadística descriptiva vía Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)®. Los resultados cualitativos describieron la percepción de los participantes sobre la trayectoria de implementación del proyecto Apice On, los matices que permearon la inserción de la enfermera obstétrica en la sala de partos y la comprensión del modelo colaborativo en obstetricia en un hospital de enseñanza. Algunos indicadores obstétricos han aclarado el alineamiento de las prácticas profesionales respecto de las buenas prácticas obstétricas y neonatales descritas en guías nacionales e internacionales. A partir de la correlación de los datos, se concluye que, en el ámbito de la cualificación de directivos, es necesario ampliar los flujos de comunicación organizativa sobre las directrices de la política institucional, así como utilizar indicadores como herramienta de evaluación y difusión; en el ámbito de la cualificación formativa, rescatar los preceptos de la formación interprofesional entre los programas de residencia médica en obstetricia y ginecología y de enfermería obstétrica como forma de hacer realidad a largo plazo la práctica colaborativa en obstetricia; y en el ámbito de la cualificación asistencial, considerar imprescindible el papel integral de la enfermera obstétrica, tanto en el seguimiento de las gestantes con riesgo normal, que es su ámbito profesional, como en ofrecer cuidados humanizados y la vigilancia necesaria a las mujeres con alto riesgo gestacional.-
Descrição: dc.description341 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermeiras Obstétricas-
Palavras-chave: dc.subjectHospitais de Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSala de Parto-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de Saúde Materno Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermeiras Obstétricas-
Palavras-chave: dc.subjectHospitais de Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSalas de Parto-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de Saúde Materno-Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectNurse Midwives-
Palavras-chave: dc.subjectHospitals, Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDelivery Rooms-
Palavras-chave: dc.subjectMaternal-Child Health Services-
Palavras-chave: dc.subjectHealth Policy-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermeras Obstetrices-
Palavras-chave: dc.subjectHospitales de Enseñanza-
Palavras-chave: dc.subjectSalas de Parto-
Palavras-chave: dc.subjectServicios de Salud Materno-Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de Salud-
Título: dc.titleA transição da inserção de enfermeiras obstétricas em sala de parto de hospital de ensino como estratégia do projeto Apice on para a ressignificação do parto e nascimento: um estudo de caso-
Título: dc.titleThe transition of the use of obstetric nurses in the delivery room of a university hospital as a strategy of the Apice on project to resignify labor and birth: a case study-
Título: dc.titleLa transición de la inserción de enfermeras obstétricas en sala de partos en un hospital de enseñanza como estrategia del proyecto Apice on para la renuncia del parto y el parto: un estudio de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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