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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Linhares, Célia Frazão Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:33901384715 | - |
Autor(es): dc.creator | Matela, Rose Clair Pouchain | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:56:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:56:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17672 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760614 | - |
Descrição: dc.description | I n this thesis, we collect the memories of the cineclub movement of the decade of 1970, through the narratives of life of some of its protagonists. We try to understand how this experience, despite under strong political repression, made possible to its participants the construction of collective actions, translated into a political-cultural practice that extended the spaces of exercise of the citizenship, putting in question the power of repression of the military dictatorship. We also consider that the cineclub movement consisted in a space of formation for the involved citizens, since the experience lived in the activity had as fundamental practice the research and the debate - space of intellectual construction and collective formation. Taking as reference the concepts of experience (erfahrung), memory and narrative of Walter Benjamin, the present work have as its main approach to reflect on the value of the experience as source and possibility of the narrative. We understand that the narratives constructed in the remembering process are manifestations of collective memories, since they are seen both as individual expressions - words, gestures, looks, voices, written and as cultural productions. They make possible to understand that the subjects subjectivize the culture, by having the capacity of reflection, of interpretation, meaning and re-meaning the world and its experiences in these mediations. We understand that the experiences, by inscribing itselves in the history of the societies, are inserted in a continuity/discontinuity, where if in one hand, we have the instituted social structures, on the other hand, we have what is instituted, what is (re) structured. In the tension between instituted and institutor, experiences appear, as the cineclub s, that go opposing to the emptying of the relations between the subjects, collaborating for the constitution of social processes that result of experiences that unfold, prolongate, interchange itselves. Experiences more compromised with human becoming. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | Nesta tese de doutorado, recolhemos as memórias do movimento cineclubista da década de 1970, através das narrativas de vida de alguns de seus protagonistas. Buscamos compreender como esta experiência, mesmo sob forte repressão política, possibilitou aos seus participantes a construção de ações coletivas, traduzidas numa prática política-cultural que ampliava os espaços de exercício da cidadania, pondo em questão o poder de repressão da ditadura militar. Consideramos ainda, que o movimento cineclubista constituiu-se num espaço de formação para os sujeitos envolvidos, visto que a experiência vivida na atividade tinha como prática fundamental a pesquisa e o debate espaço de construção intelectual e formação coletiva. Tendo como referência os conceitos de experiência (erfahrung) memória e narrativa de Walter Benjamin, o presente trabalho tem como principal enfoque refletir sobre o valor da experiência como fonte e possibilidade da narrativa. Entendemos que as narrativas construídas no processo de rememoração são manifestações de memórias coletivas, uma vez que são vistas tanto como expressões individuais - palavras, gestos, olhares, vozes, escritas - como produções culturais. Possibilitam compreender que os sujeitos subjetivam a cultura, por terem a capacidade da reflexão, da interpretação, significando e re-significando o mundo e suas experiências nessas mediações. Entendemos que as experiências por se inscreverem na história das sociedades, estão inseridas numa continuidade/descontinuidade, onde se por um lado, temos as estruturas sociais instituídas, por outro lado, temos o que se instituí, o que se (re)estrutura. Na tensão entre instituído e instituinte, surgem experiências, como a cineclubista, que vão se contrapondo ao esvaziamento das relações entre os sujeitos, colaborando para a constituição de processos sociais que resultam de experiências que se desdobram, se alongam, se intercambiam. Experiências mais comprometidas com o devir humano. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso narrativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil -1970-1979 | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiences and Narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Experiência e narrativa no movimento cineclubista da década de 1970: "Corações e mentes" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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