Política pública de cotas: um estudo comparativo de desempenho dos egressos do campus Barbacena do IF Sudeste MG

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4524218198273943-
Autor(es): dc.contributorAdão, Alexandre da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2387492643187932-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5415380938578721-
Autor(es): dc.creatorLima, Vanessa Lúcia de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32189-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760612-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa aborda a temática de egresso do campus Barbacena e tem como objeto de estudo a investigação da influência de cotas na mobilidade social e na vida acadêmica dos egressos de uma Instituição Federal de Educação. Sendo assim, o problema principal analisado é a influência do sistema de cotas, em um comparativo entre os alunos cotistas e não-cotistas, apontando, desta forma, o impacto que a educação superior pode trazer para as perspectivas econômicas. Procedimentos/Método para a solução do problema: Foi feita uma revisão sistemática da literatura e, em seguida, o levantamento das informações de egressos de períodos diferentes dos cursos de Graduação para fazer uma comparação entre os dados. Esta é uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa. Quanto ao procedimento técnico, este é um estudo de caso dos egressos de um campus do Instituto Federal Sudeste de Minas, onde foram analisados dois tipos de egressos: cotistas e não-cotistas, para efeito de comparação. A coleta de dados foi realizada por meio de relatórios feitos pela secretaria da instituição. Os dados coletados foram analisados utilizando-se de técnicas de análise estatística descritiva. Resultados: O IF Sudeste MG apresenta em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como ponto sensível, o acompanhamento dos egressos. Desta forma, o resultado desta pesquisa aponta estratégias de melhorias na aplicabilidade da Lei de Cotas na vida dos alunos de instituições públicas. Além disso, cabe ressaltar que um dos papéis dos Institutos Federais é o de ser agentes colaboradores de políticas públicas dos locais onde estão polarizados, estabelecendo uma relação com a comunidade local e o poder público. Como resultado desta pesquisa, tem-se a elaboração de uma ferramenta que viabilize melhorias na aplicação da política pública de acesso às instituições federais, especificamente no âmbito do IF Sudeste MG. . Implicações práticas: A pesquisa se diferencia dos estudos correlatos e justifica que a participação do Estado pode ser considerada fundamental para diminuir distorções históricas da sociedade. A promulgação da Lei nº 12.711/2012 tem o intuito democratizar o acesso ao ensino Superior no Brasil (QUEIROZ et al., 2015). Consequentemente, promove uma maior diversidade nos Institutos Federais Originalidade e contribuições: A pesquisa pode colaborar para uma atualização dos dados e informações a respeito do caminho percorrido pelos egressos, possibilitando, assim, um diálogo entre a instituição e mercado de trabalho, acerca de reflexões relacionadas ao cumprimento da atividade final da instituição. Produção Técnica/Tecnológica: A pesquisa possibilita que a instituição faça um acompanhamento a longo prazo dos egressos, utilizando-se das tabelas confeccionadas a partir dos dados coletados como meio de comparação nos anos seguintes. Assim, a produção de tabelas comparativas do desempenho de alunos cotistas e não-cotistas configura-se como produto da pesquisa um relatório técnico que auxilie na melhor implementação da Lei de Cotas no contexto do IF Sudeste MG / CAMPUS Barbacena-
Descrição: dc.descriptionThis research approaches the subject of the graduates inside the Barbacena campus and has as object of study the investigation of the influence of quotas in the social mobility and in the academic life of the graduates of a Federal Institution of Education. Therefore, the main problem analyzed is the influence of the quota system on graduates in a comparison between quota and non-quota students, thus pointing out the impact that higher education can bring to economic prospects. Procedures / Method for solving the problem: A systematic review of the literature was carried out and, then, data from graduates from different periods were collected to make a comparison between the data. This is an applied research with a quantitative approach. As for the technical procedure, this is a case study of graduates from a campus of the Instituto Federal Sudeste de Minas, where two types of graduates were analyzed: quota holders and non-quota holders, for comparison purposes. Data collection was carried out through reports made by the institution's secretariat. The collected data were analyzed using descriptive statistical analysis. Results: The IF Sudeste MG presents in its Institutional Development Plan (PDI), as a sensitive point, the follow-up of the alumni's lives. In this way, as a result of this research, strategies were pointed out for improvements in the applicability of the Quota Law for students from public institutions. In addition, it should be noted that one of the roles of the Federal Institutes is to be collaborating agents of public policies in the places where they are located, establishing a relationship with the local community and the public power, and, as a result of this research, the development of a tool that enables improvements in the application of the public policy for access to federal institutions was done. Practical implications: The research differentiates itself from related studies and justifies that the State's participation can be considered fundamental to reduce historical distortions in society. The enactment of Law No. 12,711/2012 aims to democratize access to higher education in Brazil (QUEIROZ et al., 2015). Consequently, it promotes greater diversity in Federal Institutes. Originality and contributions: The research contributes to an update of data and information about the path taken by graduates, thus enabling a dialogue between the institution and the labor market, about reflections related to the fulfillment of the institution's final activity. Technical / Technological Production: The research allows the institution to follow up the graduates in the long term, using the tables made from the data collected as a means of comparison in the following years. Thus, the production of comparative tables of the performance of quota and non-quota students is configured as a research product that helps to better implement the Quota Law in the context of IF Sudeste MG-
Descrição: dc.description86 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEgressos-
Palavras-chave: dc.subjectAções afirmativas-
Palavras-chave: dc.subjectCotas-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de Ação Afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectGraduates-
Palavras-chave: dc.subjectQuotas-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance-
Palavras-chave: dc.subjectAffirmative actions-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Título: dc.titlePolítica pública de cotas: um estudo comparativo de desempenho dos egressos do campus Barbacena do IF Sudeste MG-
Título: dc.titleQuota public policy: a comparative study of the performance of graduates from Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena (IF Sudeste MG)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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