Grupo Kupixawa: a relação entre a educação audiovisual e a expressão cultural indígena por meios remotos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Douglas-
Autor(es): dc.contributorPaladino, Mariana-
Autor(es): dc.contributorPereira, Jose Valter-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Sophia-
Autor(es): dc.creatorGamboa, Thomas Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22195-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760597-
Descrição: dc.descriptionDurante o isolamento causado pela pandemia de Covid-19, estudantes do curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense deram início à várias práticas remotas de cinema, educação e representatividade, através do coletivo estudantil Cidadania por imagem. Dentre elas, destacam-se as iniciativas do Grupo Kupixawa, um setor de produção do coletivo direcionado ao diálogo com a atmosfera indígena. Baseando-se na trajetória do grupo, o objetivo desse trabalho é avaliar como podemos nos pautar na diversidade de saberes, olhares e referências bibliográficas indígenas, a fim de aprimorar os princípios pedagógicos que nos guiam enquanto educadores audiovisuais não-indígenas. Também se pretende discutir sobre como a produção de dinâmicas audiovisuais e o uso de dispositivos de comunicação remota podem contribuir para a expressão cultural dos povos originários, ameaçados por múltiplas formas de isolamento. A pesquisa abordará as particularidades de três iniciativas realizadas no ano de 2020 e os princípios pedagógicos que as conectam, revelando que o campo da relação entre educação audiovisual e expressão cultural indígena é muito fértil e ainda pouco explorado. Sendo assim, à luz de projetos como esse, irei demonstrar como é necessário incentivar cada vez mais um processo de desconstrução seguido por reconstrução de olhares epistemológicos dentro do ambiente acadêmico-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema e audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectCultura indígena-
Palavras-chave: dc.subjectEducação diferenciada-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCultura indígena-
Título: dc.titleGrupo Kupixawa: a relação entre a educação audiovisual e a expressão cultural indígena por meios remotos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.