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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Resende, Douglas | - |
Autor(es): dc.contributor | Paladino, Mariana | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Jose Valter | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Sophia | - |
Autor(es): dc.creator | Gamboa, Thomas Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:56:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:56:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22195 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760597 | - |
Descrição: dc.description | Durante o isolamento causado pela pandemia de Covid-19, estudantes do curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense deram início à várias práticas remotas de cinema, educação e representatividade, através do coletivo estudantil Cidadania por imagem. Dentre elas, destacam-se as iniciativas do Grupo Kupixawa, um setor de produção do coletivo direcionado ao diálogo com a atmosfera indígena. Baseando-se na trajetória do grupo, o objetivo desse trabalho é avaliar como podemos nos pautar na diversidade de saberes, olhares e referências bibliográficas indígenas, a fim de aprimorar os princípios pedagógicos que nos guiam enquanto educadores audiovisuais não-indígenas. Também se pretende discutir sobre como a produção de dinâmicas audiovisuais e o uso de dispositivos de comunicação remota podem contribuir para a expressão cultural dos povos originários, ameaçados por múltiplas formas de isolamento. A pesquisa abordará as particularidades de três iniciativas realizadas no ano de 2020 e os princípios pedagógicos que as conectam, revelando que o campo da relação entre educação audiovisual e expressão cultural indígena é muito fértil e ainda pouco explorado. Sendo assim, à luz de projetos como esse, irei demonstrar como é necessário incentivar cada vez mais um processo de desconstrução seguido por reconstrução de olhares epistemológicos dentro do ambiente acadêmico | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação diferenciada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura indígena | - |
Título: dc.title | Grupo Kupixawa: a relação entre a educação audiovisual e a expressão cultural indígena por meios remotos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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