O acesso à cultura através dos movimentos sociais: uma análise sobre a educação reflexiva oferecida por projetos sociais e suas práticas culturais em comunidades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Lisis Fernandes Brito de-
Autor(es): dc.contributorPessoa, Wilma Lúcia-
Autor(es): dc.creatorBitencourt, Yrla Pereira da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25642-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760594-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tece reflexões sobre os movimentos sociais e suas contribuições para garantir acesso à cultura às pessoas em situação de vulnerabilidade social no contexto brasileiro. Os movimentos sociais são agentes potencializadores, uma vez que oferecem suporte positivo e qualitativo para aqueles que pertencem a um grupo desfavorecido. As indagações centrais da pesquisa são: Como os projetos sociais dentro das comunidades são capazes de estabelecerem conexões com a cultura, de forma que desenvolva a educação reflexiva e a participação em atividades culturais? E de que maneira os Projetos estudados são potencializadores da cultura nos contextos da vida real dos moradores dessas comunidades? A pesquisa sugere que os projetos sociais contribuem como instrumento relevante para o acesso à cultura e formação reflexiva dos participantes, gerando mudanças significativas em seu meio social. A revisão bibliográfica qualitativa e crítica fundamenta-se em analistas das Ciências Sociais como Mills, Bourdieu, Armani, Landim e Jardim entre outros. A fim de discutir os conceitos inseridos e buscar respostas às questões propostas, bem como subsidiar a estrutura dos capítulos da monografia.-
Descrição: dc.descriptionThe present work presents reflections on social movements and their contributions to ensure access to culture for people in situations of social vulnerability in the Brazilian context. Social movements are potentiating agents, since they offer positive and qualitative support for those who belong to a disadvantaged group.The central questions of the research are: how social projects inside the communities are able to establish connections with culture, so that they develop reflective education and participation in cultural activities? And how are the Projects studied potentiating culture in the real-life contexts of the residents of these communities? The research suggests that social projects contribute as a relevant instrument for access to the culture and reflective formation of participants, generating significant changes in their social environment. The qualitative and critical literature review is based on social sciences analysts such as Mills, Bourdieu, Armani, Landim e Jardim among others. In order to discuss the concepts inserted and seek answers to the proposed questions, as well as to support the structure of the chapters of the monograph.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectONGs-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à cultura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação reflexiva-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades periféricas-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento social-
Palavras-chave: dc.subjectONG-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Social-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSocial movements-
Palavras-chave: dc.subjectNGOs-
Palavras-chave: dc.subjectAccess to culture-
Palavras-chave: dc.subjectReflective education-
Palavras-chave: dc.subjectPeripheral communities-
Título: dc.titleO acesso à cultura através dos movimentos sociais: uma análise sobre a educação reflexiva oferecida por projetos sociais e suas práticas culturais em comunidades-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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