Caminhando por encruzilhadas: uma reflexão sobre a natureza a partir do encontro de saberes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavalieri, Lúcia-
Autor(es): dc.contributorMontezuma, Rita-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Lygia-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcia Regina Vital da-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Thaís Souza dos Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27830-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760592-
Descrição: dc.descriptionEsse texto trata do trabalho de conclusão de curso de graduação em geografia. Ele reflete acerca das diferentes abordagens sobre os saberes da natureza e suas aplicações na geografia. Para isso partimos de uma leitura crítica à modernidade, na compreensão de que a sua constituição e perpetuação ignorou e ignora a diversidade epistemológica do mundo. Nesse sentido, buscamos na confluência, tal como proferida por Bispo, a análise aqui proposta. Traçamos um paralelo entre a Ecologia Política, a partir de Henrique Leff para compreender o caminho que temos trilhado para pensar a natureza até então. Na intenção de dar um passo a mais, buscamos Luiz Rufino e a Pedagogia das Encruzilhadas para nos inspirar nas possibilidades do saber. Trazemos dessa maneira a experiência do projeto Encontro de Saberes e a entrada dos mestres da cultura popular e tradicional como professores convidados nas universidades para falarmos da emergência de criarmos possibilidades para a construção de uma universidade descolonizada, que respeite e acolhe a diversidade. Finalmente conhecemos a Mestre Dica e sua aula no projeto mencionado anteriormente, com ela aprendemos sobre uma pedagogia caiçara, onde território e cultura são mutuamente recurso de ensino e aprendizagem, também observamos uma geografia popular na qual o território se alarga e é analisado de forma cíclica, a partir dos sentidos.-
Descrição: dc.descriptionThis text deals with the work of concluding an undergraduate course in geography. He reflects on the different approaches to the knowledge of nature and its applications in geography. For that, we start from a critical reading of modernity, in the understanding that its constitution and perpetuation ignored and ignores the epistemological diversity of the world. In this sense, we seek in the confluence, as given by Bispo, the analysis proposed here. We draw a parallel between Political Ecology, from Henrique Leff to understand the path we have taken to think about nature until then. With the intention of taking a step further, we look for Luiz Rufino and Pedagogia das Encruzilhadas to inspire us in the possibilities of knowledge. In this way, we bring the experience of the Encontro de Saberes project and the entry of masters of popular and traditional culture as guest professors in universities to talk about the emergence of creating possibilities for the construction of a decolonized university that respects and welcomes diversity. Finally we met Mestre Dica and his class in the project mentioned above, with her we learned about a Caiçara pedagogy, where territory and culture are mutually teaching and learning resources, we also observe a popular geography in which the territory expands and is analyzed in a cyclical way , from the senses.-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEncontro de Saberes-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Encontro de Saberes-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectMeeting of Knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectNature-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleCaminhando por encruzilhadas: uma reflexão sobre a natureza a partir do encontro de saberes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.