Identificação do poder de mercado na exploração de rodovias no Brasil: uma análise para o período de 2002 a 2012

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorProfeta, Graciela Aparecida-
Autor(es): dc.creatorLessa, Katharine Lisboa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6605-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760588-
Descrição: dc.descriptionCom a alta concentração de mercado, barreiras à entrada e o crescimento real dos preços médios das tarifas de pedágio, suspeitava-se de haver possibilidade de poder de mercado no setor de concessões de rodovias no Brasil no período de 2002 a 2012, onde ocorreram a primeira e segunda fase da licitação das rodovias. Assim, esse trabalho teve como objetivo geral mensurar e analisar o grau de poder de mercado no setor de concessões de rodovias no Brasil a partir da estimação do parâmetro de conduta médio, λ. Em termos teóricos, este trabalho se sustentou na Nova Organização Industrial Empírica, especificamente no modelo proposto por Bresnahan (1982) e Lau (1982). Metodologicamente, aplicou-se o modelo econométrico baseado no modelo de equações simultâneas e dados em painel para a estimação da equação de demanda e da relação de oferta. Os resultados demostraram que o poder de mercado é significativo estatisticamente, mas pequeno em sua magnitude. Logo, pôde-se concluir que as concessionárias de rodovias que atuaram no Brasil, no período de 2002 a 2012, não tiveram oportunidade plena de exercício do poder de mercado, pelo menos no que concerne à determinação de preços (tarifas). Isto porque, de fato, trata-se de um mercado regulado por órgãos que atuam tanto em âmbito nacional, como a ANTT, quanto órgãos de regulação que atuam nas esferas estaduais. Assim, mesmo que estes órgãos estejam susceptíveis à captura regulatória, ainda sim, conforme os resultados deste trabalho apontaram, o mercado se aproximou bem mais de uma situação de concorrência perfeita do que a de um monopólio-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRodovias-
Palavras-chave: dc.subjectNova Organização Industrial e Empírica-
Palavras-chave: dc.subjectAgências reguladoras-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia-
Título: dc.titleIdentificação do poder de mercado na exploração de rodovias no Brasil: uma análise para o período de 2002 a 2012-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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