Revisitando a educação tradicional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Renato Sampaio-
Autor(es): dc.contributorSilva, Nancy Lamenza Sholl da-
Autor(es): dc.contributorMatsumoto, Adriana Eiko-
Autor(es): dc.creatorSchettino, Luciana Melo Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6919-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760581-
Descrição: dc.descriptionNo Brasil, o modelo pedagógico predominante é o que foi denominado de método tradicional, que vem estabelecendo as bases da transmissão da educação formal no país, desde as primeiras tentativas, até os dias de hoje. Este trabalho revisa a história da educação no Brasil, descreve sobre o modelo pedagógico tradicional, suas bases sócio-históricas, sua conceituação, definição e reflete sobre suas características estruturantes e seus impactos biopsicossociais. Além disso, apresenta iniciativas que surgiram, tanto no Brasil como no resto do mundo, como alternativas ao modelo tradicional, sendo elas: Movimento da escola nova, as concepções de Paulo Freire (1921-1997) e as metodologias de Maria Montessori (1870-1952), e Waldorf R. Steiner (1861-1925)-
Descrição: dc.descriptionIn Brazil, the prevailing pedagogical model is the so called traditional method, which has been set up the foundations of the formal education transmission in the country, since the earliest attempts, until today. The present paper reviews the educational history in Brazil, describes the traditional pedagogical model, its social and historical bases, its conception and definition. Also, analyses its structural characteristics and its psychosocial impacts. Moreover, this study presents some initiatives that have emerged, both in Brazil and around the world, as alternatives to the traditional educational model: New school movement, Paulo Freire's conceptions (1921-1997), Maria Montessori methodology (1870-1952), and Waldorf R. Steiner methodology (1861-1925)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação tradicional-
Palavras-chave: dc.subjectHistória educação Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEscola nova-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectMontessori-
Palavras-chave: dc.subjectWaldorf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectMontessori método de educação-
Palavras-chave: dc.subjectFreire, Paulo-
Palavras-chave: dc.subjectTraditional education-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian educational history-
Palavras-chave: dc.subjectNew school-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectMontessori-
Palavras-chave: dc.subjectWaldorf-
Título: dc.titleRevisitando a educação tradicional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.