"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCipiniuk, Tatiana Arnaud Coutinho-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Marcelo da Silva-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Jéssica Aparecida Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10474-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760575-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo analisar a relação entre alunos do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho com a formação de professores vivenciada por eles, com foco para os significados atribuídos pelos mesmos à experiência do curso normal na primeira escola deste tipo na América Latina, partindo de uma concepção dos alunos como sujeitos socioculturais. Para tal, descreve o cotidiano destes na formação de professores, bem como sua relação com a escola e identifica no seu discurso, termos, opiniões e categorias que expressem o que pensam sobre a própria experiência escolar. Como metodologia, recorreu-se a pesquisa qualitativa, realizada através de etnografia que incluiu entrevistas semiestruturadas e diário de campo. A partir daí, foi possível constatar um profundo envolvimento dos alunos com o curso normal, que se reflete em significados múltiplos para essa experiência que passam pelo interesse por um diploma valorizado socialmente, a escola como espaço de construção de sociabilidades, o curso normal como parte da vida pessoal e a experiência de se tornar normalista-
Descrição: dc.descriptionThis essay aims to analyze the relationship between students of the Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho with the formation of teachers experienced by them, focusing on the meanings attributed by them to the experience of curso normal in the first this type of school as such in Latin America, starting from a conception of students as socio-cultural subjects. To this end, it describes the daily lives of these students in teacher education, as well as their relationship with the school and identifies in their discourse, terms, opinions and categories that express what they think about their own school experience. As a methodology, qualitative research was used, carried out through ethnography that included semi-structured interviews and field diary. From there, it was possible to observe a profound involvement of students with the curso normal, which is reflected in multiple meanings for this experience that go through interest in a socially valued diploma, the school as a space for building sociabilities, the curso normal as part of personal life and the experience of becoming normalista-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurso normal-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito-
Palavras-chave: dc.subjectProfissão docente-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto de Educação Professor Ismael Coutinho-
Palavras-chave: dc.subjectCurso normal-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectCurso normal-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectSubject-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Título: dc.title"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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