“Agora vou curtir as crianças”: concepções e práticas sobre cuidar/educar na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Leisiene de Souza Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760570-
Descrição: dc.descriptionO trabalho tem como objetivo apresentar um estudo e reflexões sobre a experiência de cuidar e educar na Educação Infantil em uma instituição escolar pública do município de Santo Antônio de Pádua. A investigação qualitativa expõe uma pesquisa bibliográfica sobre as histórias das instituições escolares infantis brasileiras e configura-se como um relato de experiência, na medida em que divulga material empírico descritivo por meio do qual a pesquisadora relata suas observações produzidas no cenário cotidiano da creche. O texto faz um levantamento histórico das práticas institucionais escolares de cuidados e educação de crianças pequenas, dos documentos legais que ajudaram a mudar as concepções dicotômicas nos trabalhos educacionais da creche e da formação docente para profissionais da Educação Infantil. As reflexões sobre cuidar e educar mostram-se como práticas inseparáveis na educação de crianças de 0 a 5 anos.-
Descrição: dc.descriptionThe work has as objective presents a study and reflections on the experience of taking care and educating in the Childlike Education in a public school institution of the local authority of Santo Antônio de Pádua. The qualitative investigation does a bibliographical inquiry on the histories of the Brazilian childlike school institutions and shape like an experience report, in so far as he presents descriptive empirical material through which the investigator reports his observations produced in the daily scenery of the day-care center. The text presents a historical lifting of the school institutional practices of cares and education of small children, of the legal documents that helped to change the conceptions dicotômicas in the education works of the day-care center and of the teaching formation for professionals of the Childlike Education. The reflections it is left to take care and to educate, they are shown like inseparable practices in the children education from 0 to 5 years.-
Descrição: dc.description40 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectpráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectcuidar e educar-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectChildlike education-
Palavras-chave: dc.subjectpedagogic practices-
Palavras-chave: dc.subjectto take care and to educate-
Título: dc.title“Agora vou curtir as crianças”: concepções e práticas sobre cuidar/educar na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.